Escola sem Papel

Comentário da matéria “Escola sem Papel

Revista Isto É

A Coréia do Sul surpreendeu a todos ao anunciar neste mês que todo o sistema de ensino será digitalizado. A informação é da Revista Isto É, na matéria “Escola sem Papel”. O país, que tem um dos melhores sistemas de ensino no mundo, vai tirar os livros e cadernos das salas de aula.

Para ler o conteúdo ou fazer a lição, basta o aluno ter um tablet ou smartphone. O conteúdo digital faz parte do programa Smart Education (Educação Inteligente), que também utilizará salas multimídias e quadros eletrônicos como recursos didáticos.

A transformação no sistema de ensino sul coreano é inédita. Muitas nações aspiram pela total convergência digital de suas escolas, entretanto, tudo não passa de projetos pilotos, que estão em fase de experiência, justamente para entender a abrangência dos impactos.

O governo sul coreano baseia-se na futura exigência do mercado de trabalho por profissionais intimamente próximos da tecnologia de ponta. O argumento é bastante convincente ao vermos que crianças adaptam-se muito mais facilmente as novidades tecnológicas do que os adultos. Estaria a Coréia do Sul implantando uma cultura tecnológica maior e mais forte do que qualquer outro país?

Só com o tempo poderemos responder esta pergunta. A experiência sul coreana é um grande case para todas as nações que buscam desenvolver e entrar na era 2.0.

Enquanto isso, cabe a nós vivenciar outras medidas. O Brasil, em seu “Programa Um Computador por Aluno”, distribuiu 1390 máquinas para alunos de escolas públicas, em cinco cidades. Ainda em fase de teste, o governo federal inspira iniciativas locais. O importante é a percepção que a tecnologia deve ser uma aliada ao aprendizado e um recurso facilitador aos professores.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU