Recentemente, o Estado de Goiás ganhou um grande reforço que promete gerar avanços na economia local e em sua posição no cenário nacional. No dia 11 de janeiro, a Assembléia Legislativa aprovou o projeto de Lei nº 0092, que dispõe sobre o incentivo à inovação tecnológica nos processos de desenvolvimentos locais.
Através deste respaldo legal, nomeado de Lei de Inovação, os órgãos públicos colocam como prioridades para a agenda de 2010, o incentivo e os investimentos às pesquisas no âmbito das universidades e iniciativas privadas.
Já está programado, de acordo com o dispositivo legal, o apoio às instituições científicas e tecnológicas em seus processos de inovação, criação de núcleos de inovação tecnológica, fomento ao inventor independente e à inovação nas empresas, incentivo à implantação de parques tecnológicos e incubadoras de empresas de base tecnológica.
Diante deste grande e tão louvável acontecimento, percebemos que a mobilização pública, principalmente da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SecTec), interferirá positivamente nas empresas e exigirá delas a cultura da inovação.
“Com a Lei de Inovação promoveremos o fomento não reembolsável de pesquisas das empresas, visando o desenvolvimento de novos produtos e agregação de novas tecnologias ao processo de industrialização ou gestão”, explica o secretário de ciência e tecnologia do Estado de Goiás, Joel Santana.
Em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa, a SecTec já acertou com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma das agências financiadoras do Ministério da Ciência e Tecnologia, investimentos de R$ 15 milhões nas empresas
goianas no primeiro edital.
Para aproveitar este bom e único momento, nós empreendedores devemos estar preparados para solicitar os recursos, escrever projetos, e principalmente termos a cultura de inovação para aplicá-la no dia-a-dia de nossas organizações.
2010 será um ano diferenciado para os empresários que se permitirem inovar e comprometer-se com o avanço do seu segmento, no contexto nacional e até mesmo internacional. O empenho com a melhoria continua e a valorização da pesquisa e da educação proporcionará pessoas mais realizadas e felizes, bem como fomentará um Estado forte e importante para o país.
Reilly Rangel
Este artigo foi publicado em 09/03/2010 no Jornal Diário da Manhã
Web Cams Sex
Faça um comentário