Nós nos acostumamos a escrever tantos e-mails diariamente que parece que isso já ficou no automático, então não pensamos muito sobre eles. Por isso o texto de hoje trás algumas regras de etiqueta importantes a serem observadas, e que valem principalmente para o meio corporativo.
Quem dá essas dicas é Jaqueline Whitmore, especialista nessa área e autora dos livros “Poised for Sucess” (Pronta para o sucesso) e “Business Class: Etiquette Essentials for Success at Work” (Classe Executiva: Fundamentos da Etiqueta para Sucesso no Trabalho). Confira:
- Sempre comece um e-mail com uma saudação, cumprimentando a pessoa, pode ser com “Prezado (a)”, ou até mesmo um “Olá”.
- Coloque um assunto objetivo no início do e-mail.
- Seja o mais direto e objetivo possível. “As pessoas têm centenas de e-mails para responder em um dia, a probabilidade de a pessoa responder aumenta quando o e-mail é mais curto”.
- Dividir os assuntos em itens pode ser uma boa alternativa.
- “Ninguém pode ver a sua expressão ou ouvir o tom de sua voz, então a única forma de eles sentirem suas emoções é através do tom usado naquele e-mail”. Por isso, mantenha a simplicidade, seja educado.
- Leia e releia o que você escreveu, não é nada positivo ter erros de português.
- Na despedida você pode usar: “Saudações”, “Atenciosamente”, ou se não for muito formal, “Tudo de bom”. Jaqueline explica, “nunca use ‘beijos e abraços’, o que deve ser reservado apenas para os melhores amigos ou para alguém que você realmente ame”.
Fonte: Valor Econômico
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