Gigante chinês aposta em lojas sem atendentes

O gigante tecnológico chinês Tencent apresentou um estabelecimento sem caixas eletrônicos com o qual quer expandir sua presença nas lojas físicas e apostar nesta nova forma de consumo. O protótipo está localizado em um shopping da cidade de Xangai e se chama We Life. Trata-se de um estabelecimento de 300m² sem caixas, onde vários produtos serão vendidos.

O local está vinculado à plataforma de pagamento da empresa WeChat Pay, que por sua vez funciona em conjunto com o aplicativo de mensagens WeChat, o mais popular na China, muito similar ao WhatsApp.

Ao contrário dos planos do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, a Tencent não pretende ter lojas próprias, mas sim servir outras marcas.

Na We Life, as portas da loja são abertas após escanear através do WeChat um código QR e o usuário pode levar os produtos necessários. Ao sair, o comprador deve parar sob um arco de segurança que detecta o que foi pego, produtos que aparecem automaticamente no “carrinho virtual” do smartphone.

Todos os produtos na loja estão equipados com etiquetas de identificação por radiofrequência, que usam chips magnéticos para armazenar informações. Depois disso, o usuário faz o pagamento através do WeChat Pay, supostamente sem interagir com um único ser humano.

Mas a Tencent não é nem a primeira e nem a única companhia chinesa que pretende apostar neste modelo de negócio baseado na inteligência artificial. No mês passado, a empresa de comércio eletrônico JD anunciou um projeto para abrir centenas de lojas sem caixas, enquanto a Alibaba também apresentou em uma feira o seu futuro supermercado sem atendentes da sua plataforma de venda Tmall.

(FOTO: PAULA ESCALADA/EFE)

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU