Robôs devem roubar 800 milhões de empregos até 2030

Entre 400 e 800 milhões de profissionais vão perder seus empregos até 2030 devido à automação, segundo um novo estudo da consultoria McKinsey. O estudo analisou 800 profissões em 46 países e constatou que até um terço dos trabalhos atuais poderá ser automatizado daqui a 13 anos.

De acordo com a McKinsey, a automação afeta de formas diferentes os setores, profissões e países. Nas nações mais desenvolvidas, como Estados Unidos e Alemanha, entre 23% e 24% dos empregos atuais sofrerão diretamente com a automação. No Japão, esse número pode alcançar 26%. Já países com menos dinheiro para investir em automação e robótica, não serão tão afetados. No Brasil, por exemplo, esse percentual pode chegar a 15%.

Independente do país, a consultoria alerta que todos os profissionais  precisarão se adaptar a um cenário com novas tecnologias, máquinas, robôs e inteligência artificial em diversas áreas. De forma geral, significa que no futuro será necessário usar menos o esforço físico e muito mais habilidades como gerenciar pessoas, aplicar  expertises específicas, raciocínio lógico e criatividade.

Em termos de profissões, quem mais irá sofrer são os profissionais que ocupam funções como operadores de máquinas e funcionários do setor de alimentação. Também estão vulneráveis à automação, corretores imobiliários, assistentes jurídicos, contadores e profissionais de setores administrativos.

Por outro lado, empregos que requerem interação humana, como médicos, advogados e professores têm menos chance de serem substituídos. Trabalhos especializados como jardineiros, encanadores e cuidadores também estão menos vulneráveis.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU