Ciberataque atinge milhares de empresas

Empresas de ao menos 74 países, incluindo o Brasil, foram alvos de um ciberataque em “larga escala” nesta sexta-feira (12). Os ataques causaram a interrupção do atendimento do INSS e afetaram empresas e órgãos públicos de 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Eles usam vírus de resgate (“ransomware”), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro na moeda eletrônica bitcoin. O pagamento nesta “moeda” dificulta o rastreamento realizado por autoridades. Segundo a Kaspersky, o vírus se espalha por meio de uma brecha no Windows.

Neste sábado, de acordo com a EFE, a Rússia denunciou ataques em massa contra bancos e empresa ferroviária. O grupo automobilístico Renault, na França, também informou que foi alvo de ciberataques.

O serviço europeu de polícia, Europol, informou que “o ataque é de um nível sem precedentes e exigirá uma complexa investigação internacional para identificar os culpados“. Os responsáveis pelas invasões ainda não foram identificados.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU