Na era digital, monitoramento é um assunto sério! Ainda mais quando falamos do realizado emambientes de trabalho. Afinal, até onde as empresas têm o direito de exigir do funcionário o tempo todo?
Vigiar onde os funcionários navegam quando estão na internetjá se tornou uma prática comum nas empresas brasileiras e do mundo. E quanto maior o porte das empresas, maior a possibilidade de que o uso da rede seja vigiado. Na média, 35% das empresas monitora o tráfego de dados e 43% os sites visitados.
E quando, além das horas trabalhadas, as empresas ainda exigem esforço extra? Na França, na contramão dessa prática, desde o primeiro dia deste ano os funcionários conquistaram o direito de ignorar e-mails ou mensagens de celular ligadas ao trabalho em horários de folga.
Os defensores da nova lei, apelidada de “direito de se desconectar“, afirmam que responder e-mails e ligações nos horários de folga aumentam o risco do funcionário sofrer de estresse, Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental), problemas do sono e dificuldades nos relacionamentos.
Uma coisa é certa. Hoje há muito mais estresse relacionado ao trabalho do que antigamente. Por isso, é preciso tanto da parte de colaboradores quando de empregados que as regras estejam muito claras no momento da contratação. Caso contrário, todos saem perdendo.
Web Cams Sex
Faça um comentário