Nasa cria robô dobrável

É comum a Nasa enviar veículos exploradores, de tamanho grande, chamados de “Rovers” para explorar as superfícies de outros planetas. No entanto, a agência espacial estadunidense anunciou recentemente um novo tipo de robô, chamado de Puffer, para auxiliar as próximas investigações espaciais.

O nome é uma abreviação de Pop-Up Flat Folding Robot, algo como “robô dobrável capaz de se manter plano”. Ele é capaz de se dobrar até ficar bem fininho e, mesmo assim, consegue se mover. Assim consegue explorar cavernas e outros espaços pequenos em solo extraterrestre.

Além disso, contém rodas especiais para subir degraus, pode se abaixar para passar em locais apertados e ainda tem dois painéis solares para se manter carregado.

Atualmente o robozinho precisa ser controlado via Bluetooth por outro dispositivo. Mas a Nasa pretende dar a ele capacidades de movimentação autônoma. Com isso, será possível trabalhar sem intervenção humana e poderá até se coordenar com outros Puffers para coordenar a exploração de uma área.

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU