O bitcoin expande suas fronteiras

 

Desde 2009 quando a moeda virtual bitcoin for criada o burburinho sobre as possíveis mudanças que ela poderia causar não parou de circular. Mas é agora que de fato, a tecnologia realmente vai entrar em cena.

A grande aposta vem através de uma tecnologia que se baseia do bitcoin, é o chamado blockchain. Veja a diferença entre eles:

Bitcoin – é uma moeda digital que permite fazer transferências internacionais e pagamentos de pessoa a pessoa sem a necessidade de um intermediário, como um banco ou uma casa de câmbio, e, consequentemente, com um custo menor.

Blockchain – é a tecnologia que se baseia o bitcoin, são os próprios computadores que realizam as transações. Neles contem tudo que já foi feito desde o início, de 2009 até hoje. Cada transação é validada pelos computadores da rede, que inclui uma longa série de números, formando uma cadeia criptografada inviolável. O sistema faz transações 100% confiáveis, que mostra exatamente quando uma quantia mudou de mãos, sem risco de fraudes.

O cenário tende a mudar dessa vez porque os principais bancos do mundo já estão estudando formas de aplicar essa ferramenta em seus negócios, instituições como, Goldman Sachs, Santander, e os brasileiros Itaú e Bradesco.

A possibilidade de não precisar de intermediários é uma potencial característica do bitcoin. Hoje, por exemplo, quando fazemos uma transferência de dinheiro para uma pessoa, a informação é enviada para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPE) que certifica a operação. Outra opção é que ele pode se tornar um padrão único usado por todos os bancos.

“O impacto disso será a redução da exposição a riscos, maior velocidade de negociações e maior eficiência em alocação de capital”, disse Scott Riley, da consultoria britânica Lambda Clearing Designs.

Eu confesso que duvidei bastante do progresso dessa tecnologia, talvez pela falta de segurança que o bitcoin remetia. Ele primeiramente foi criado para ser uma moeda virtual, então isso causou bastante desconfiança, afinal, a internet já é perigosa e envolver uma nova transação monetária nesse meio não pareceu agradar muita gente. Só que então surgiu o blockchain com uma nova abordagem que despertou o interesse do mercado como um todo. Agora sim essa trajetória parece seguir um rumo diferente.

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU