Delimitar público-alvo na rede social é fundamental para o marketing digital

 

Muita gente usa as redes sociais para aproximar os clientes. Mas, você sabe ao menos o básico para utilizar essas ferramentas a favor dos seus negócios?

Por muito tempo as ações de marketing não conseguiam ser mensuradas. Além de ser um trabalho em que os resultados aparecem normalmente em longo prazo, os profissionais não conseguirem colher informações sobre o que foi feito e, assim, muitos empresários não apostavam neste tipo de trabalho. O marketing digital mudou essa história, muitas ferramentas desse meio já fornecem informações relevantes sobre o que é feito e também sobre os clientes. Lembre-se que não basta estar presente nesse universo, é preciso saber se comunicar.

A reportagem da Folha cita alguns pontos que merecem ser levados em consideração quando a intenção é que o seu negócio se saia bem nas redes sociais. E como afirma o coordenador da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Eric Messa, “As redes pedem segmentação do público, diferente das mídias de massa, em que o anúncio falava a todos […] Agora, o alcance não precisa ser tão grande, a questão é ir direto ao ponto. É uma mudança que muitos não entendem”.

A primeira coisa é planejar. De nada adianta estar presente em uma rede sem saber, por exemplo, quem é o seu público alvo. Analise também quais redes são mais apropriadas para o seu tipo de negócio.

Transparência – trate os internautas com respeito e educação. Se alguém estiver falando mal da sua marca, responda o comentário e tente solucionar o quanto antes. Nada de apagar o que foi dito ou deixar de responder.

Estratégia – no planejamento já decida qual será o tipo de conteúdo e a frequência de postagens nas páginas.

Linguagem – o seu público é um pessoal mais conservador ou uma geração mais nova? Escolha uma linguagem, por exemplo, mais técnica ou informal, e continue com ela todo o tempo.

Monitoramento – a ferramenta de busca da rede social permite buscar termos específicos. Escreva o nome de sua empresa ou do produto para monitorar o que estão falando, e até auxiliar algum cliente se necessário.

Conteúdo – fuja dos textos longos e aposte em vídeos e imagens, pois chamam mais a atenção. A cada três postagens, apenas uma pode ter teor comercial, também vale postar dicas ou tutoriais.

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Folha de S. Paulo

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