O mistério em torno do paradeiro do robô Schiaparell

 

Não deu certa a mais recente tentativa de explorar Marte, realizado pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Parece que agora ficou mais difícil convencer líderes europeus a investir nessa missão. Será que o homem vai realmente conseguir explorar este planeta?

A aterrisagem do robô Schiaparell lançado pela ESA estava programada para o dia 19 de outubro, contudo o pouso não deu certo devido algumas falhas, como o fato do paraquedas que serve para desacelerar a sonda ter sido solto muito cedo e os foguetes para manter o robô estável ficaram ligados por um pequeno período. Essa foi a grande chance da Europa de demonstrar confiança para efetivar o plano de mandar um veículo com rodas para Marte, em 2021. Se o robô não for achado será mais difícil levantar um novo orçamento para continuar os investimentos.

Não é só a ESA que possui planos com Marte, a Agência Espacial Americana (Nasa), está construindo o maior foguete de lançamento do mundo para levar veículos e equipamentos ao planeta. O foguete tem 65 metros de altura e ainda possui capacidade para carregar mil toneladas de combustível, que serviriam para abastecer os motores. A intenção é que pessoas já consigam viajar até lá na década de 2030.

Outro projeto é o Inspiration Mars, que envolve empresas, cientistas, investidores e engenheiros com o propósito de enviar pessoas até Marte em 2018. O excêntrico Elon Musk também não esconde suas intenções com o planeta, ele até criou uma empresa focada apenas nisso, a SpaceX. Para viajar até lá as pessoas vão precisar desembolsar cada uma cerca de US$ 200 mil dólares, em um trajeto que poderia levar de 80 a 150 dias. A SpaceX quer enviar uma cápsula tecnológica para Marte em 2018 para preparar o terreno para receber pessoas em 2024.

Há alguns anos parecia assustadora a intenção de habitar Marte. Mas para mentes tão ousadas como a de Musk, esse propósito não tem nada de irreal. Quem será que vai assumir o posto de colonizador do planeta vermelho? 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Folha de S. Paulo

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU