Gostinho de futuro

 

A carne produzida dentro dos laboratórios já é uma realidade. O principal objetivo dessa criação é tornar o mundo mais sustentável, por exemplo, ao evitar que as pessoas precisem matar tantos animais para se alimentar.

Apenas no Brasil, o gado corresponde a 50% das emissões que contribuem para o aquecimento global. Para fabricar 1 kg de carne é necessário 10 mil litros de água. Fora os desmatamentos de grandes regiões para a criação do gado e também visando o plantio.

O primeiro ser humano a conseguir criar um hambúrguer feito totalmente em laboratório foi o professor Mark Post. O processo funciona da seguinte forma: células animais são banhadas em um soro derivado de fetos de bezerro que não chegaram a nascer. O líquido estimula a multiplicação das poucas células vivas, que se transformam em bilhões. Elas se aglomeram naturalmente e formam uma pequena fibra, assim como a carne.

Essa mesma técnica é usada também por outros especialistas, como é o caso do designer holandês Koert van Mensvoort, que reuniu cientistas, engenheiros, filósofos e chef para escrever o livro The In Vitro Meat Cookbook (O Livro de Receitas para Carnes In Vitro, sem lançamento no Brasil).

Como explica a reportagem da Super, “o livro imagina receitas com carnes que ainda não existem. Ele inventou um salame que já ‘nasce’ com tempero e formato prontos e tirar de peixe que nadam e viram sashimis”.

Resumindo: para fabricar a carne em laboratório é preciso então apenas algumas células animais para depois reconstruir um tamanho desejável para consumo. Neste contexto também está incluso células de pessoas. Sim, a matéria chega a citar que você poderia comer um pedaço da sua celebridade favorita. – Que coisa mais macabra!

Uma das incógnitas existentes é saber quais serão os efeitos dessa carne em nossa saúde, mesmo que os testes apontam que a carne in vitro é segura (dá para controlar a gordura presente e pode até ser melhor que a proteína tradicional). Outra questão em minha opinião será convencer as pessoas que essa é uma boa ideia, mesmo com toda a proposta de sustentabilidade, pelo menos o conceito de comer carne de outra pessoa causa pavor. Fiquei enjoado depois de pensar sobre isso…

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Super Interessante

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU