Nas férias, crianças vivem desafios do acampamento sem celular

 

Não são apenas os adultos que se sentem parte de um vício causado pela tecnologia, crianças e adolescentes também estão nesse time. O ‘detox’ digital é sim importante, e nas férias é um bom momento para por em prática.

“O celular impede a socialização, olhar nos olhos, ouvir a voz. Isso faz parte do aprendizado com prazer, o que fortalece as memórias e as conexões cerebrais”, explica a neurologista Liubiana Araújo.

Muitos acampamentos de férias possuem como regra desligar totalmente aparelhos como smartphones, tablets e computadores. O desafio – tanto para pais e filhos – é ficarem dias ou semanas sem estabelecer contato através dos gadgets. Se bater muita saudade é possível ligar através do telefone local ou até mesmo enviar cartas.

“O acampamento é educacional, serve para as crianças ficarem mais independentes, criarem vínculos entre si, lidarem com a saudade, o que o celular não permite”, diz o psicólogo Izidoro de Campos Luiz.

Uma pesquisa realizada em 2014 no ScienceDirect dividiu pré-adolescentes que passaram cinco dias em um acampamento sem acesso a celular, tablet, TV e computador e outros que continuaram usando os eletrônicos. A comparação mostrou que quem ficou desplugado adquiriu “compreensão melhor dos sinais de comunicação interpessoal do mundo real, incluindo maior capacidade de ler expressões faciais, fazer contato visual e interpretar o tom de voz”, como cita a reportagem da Folha.

Por isso é essencial que as crianças e adolescentes tenham momentos longe de desses aparelhos. A intenção é também estimular a autonomia, já que os aparelhos fornecem uma comunicação imediata com os pais o que acaba privando os jovens, por exemplo, de resolver problemas sozinhos. Além disso, tem a questão da socialização, é inegável perceber que ficar preso no celular seja por causa das mensagens recebidas constantemente ou jogos impede o contato físico com as pessoas, o descobrimento real do mundo lá fora. Se o seu filho não for a um acampamento ao menos tente viver essa experiência através de outra viagem ou quem sabe em um dia de passeio no parque, deixe os celulares em casa, tenham contato com a natureza e outras pessoas. Converse antes e compartilhe a importância desses momentos. Arrisco afirmar que a diversão será mais prazerosa e o assunto no final do dia vai render muito mais.

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Folha de S. Paulo

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU