Câmera de celular e até babá eletrônica são alvos de hackers

 

Com tanta conectividade em nosso mundo atual ficou mais fácil para que criminosos utilizem a tecnologia para espionar, chantagear ou até mesmo “se divertir” a custa do medo de outras pessoas.

As câmeras são apenas um tipo de recurso usado por hackers que pretendem cometer crimes. Com a expansão da internet das coisas, a tendência é que cada vez mais objetos estejam conectados entre si: geladeira, carros, fechaduras, relógios, entre outros. Daí que vem a necessidade da gente se alertar ainda mais para as questões de segurança. Comece a se prevenir desde já, todo cuidado para evitar esse tipo de transtorno é válido.

Veja como proteger seus dispositivos com câmeras para evitar que hackers os invadam:

  • Utilize senhas complexas, com letras, números e até símbolos.
  • Configure o roteador para que a rede wi-fi fique no modo oculto.
  • Nas configurações do seu smartphone veja quais programas utilizam a câmera e o microfone, é possível desautorizar o acesso. No iOS: Ajustes > Privacidade > Microfone/Câmera. No Android 6.0: Configurações > Dispositivo > Apps > Clique no ícone engrenagem > Permissões do app > Microfone/Câmera.
  • Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais, como App Store e Google Play. Desconfie de apps que necessitam do acesso ao áudio e foto do seu aparelho, por exemplo, de jogos de corrida.
  • Mantenha seus antivírus sempre funcionando.
  • Você pode usar o método mais simples que é apenas tampar a câmera do seu computador ou tablet. (Fazem isso até mesmo Mark Zuckerberg e o diretor do FBI, James Comey).

Se você desconfiar de alguma coisa, desligue o seu aparelho e procure uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, o site www.safernet.org.br possui a lista completa dessas delegacias.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Folha de S. Paulo

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU