Cientistas criam o menor motor do mundo

 

Um time de especialistas da Universidade de Cambridge, Estados Unidos, conseguiu recentemente desenvolver pela primeira vez um motor microscópico capaz de dirigir nanorrobôs, e que poderão também ser usados dentro do corpo humano.

O Ant (nano-transdutor ativo, na tradução em português) é composto por nano-partículas de ouro cada uma com 0,06 micron de diâmetro – um milésimo da largura de um fio de cabelo humano – e com um gel polímero especial.

A reportagem do Jornal Valor Econômico explica como elas funcionam: “Quando a temperatura fica acima do ponto crítico de 32°C, as partículas de ouro se unem firmemente ao polímero via atração intermolecular. Quando ela cai abaixo de 32°C, o polímero subitamente absorve a água e expande – e as partículas de ouro são separadas rapidamente como uma mola”.

O professor e líder do projeto, Jeremy Baumberg, fala sobre o motivo da maioria dos projetos dessa área não ter dado certo. “As pessoas falam em fazer nanorrobôs há muitos anos, mas eles não existiam até agora. Por que não? Porque até agora não havia como fazê-los se movimentar através de líquidos – que é algo parecido com nadar em melado numa escala nanométrica, porque as forças moleculares são muito fortes.”

Com a ajuda da tecnologia há algum tempo estão sendo testadas novas formas para monitorar a saúde das pessoas, como adesivos, chips, tatuagem e até mesmo objetos, como relógios. Tentativas da medicina com o objetivo de prevenir doenças e problemas de saúde, além também da possibilidade de estudar o corpo humano. Até agora pouco tinha se ouvido falar sobre dispositivos internos que podem auxiliar nessa função. Sem dúvida é um grande avanço que também abre caminho para diversas outras aplicações.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do Jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU