Os gurus que vêm da garagem

 

A maioria dos grandes influenciadores e pensadores do mundo dos negócios fazem suas carreiras no meio acadêmico. Mas agora, uma nova geração de gurus de gestão vêm das startups do Vale do Silício.

Essa geração de pensadores não são professores, doutores e circulam nas universidades. Eles são ex-executivos, investidores e empreendedores. São as novas mentes dos negócios que ajudam a explicar o sucesso exponencial de startups, e auxiliam executivos de grandes empresas ao também criar novas teorias.

São pessoas como Eric Reis, 37 anos, que criou o conceito da Startup Enxuta no qual o princípio básico é valorizar a experimentação em vez da perfeição. A companhia constrói um produto em versão inicial e o coloca a venda, os próprios clientes dão sugestões para melhorá-lo. Foi essa teoria que tornou o lançamento de produtos da GE 45% mais ágil e com o aumento de 75% do índice de satisfação dos clientes. Reis se tornou praticamente um consultor particular de Jeff Immelt, presidente da GE.

Além dele, nomes como Steve Blank e Nilofer Merchant compuseram pela primeira vez a lista dos 50 pensadores de gestão mais influentes do mundo. Blank trabalhou 30 anos em empresas do Vale do Silício e fundou oito startups, Nilofer trabalhou em várias startups e fundou depois a própria consultoria, em mais de 100 produtos que ajudou a lançar gerou ganhos de 18 bilhões de vendas para seus clientes.

Às vezes me pergunto por quanto tempo o avanço da tecnologia ainda vai influenciar e gerar tantas mudanças em todo o ecossistema global. Vivemos uma rapidez de transformações como nunca aconteceu antes, e ao menos para as próximas décadas isso deve continuar assim.

As empresas tradicionais estão se remodelando para acompanhar as novas demandas. Startups se expandem rapidamente e alcançam valores na casa dos bilhões. Companhias e startups se aliam para juntar forçar e cumprir seus objetivos. Jovens se tornam mentores de executivos consagrados. Esse é o novo mundo dos negócios.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Exame

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU