As grifes descobrem a rede

 

Por muito tempo grandes marcas de luxo tinham um consenso que as impediam de vender seus produtos na internet. A entrada no mundo digital está acontecendo aos poucos. Hoje representa 6% do comercializado nesse setor, 14 bilhões de euros, estima-se que até 2025 possa saltar 18%, 70 bilhões de euros.

Este aumento já significa muito para as marcas de luxo que por tanto tempo resistiram ao e-commerce. No Brasil, mesmo em meio à recessão econômica as vendas on-line continuam crescendo. Em 2015 houve um faturamento de R$ 41,3 bilhões, para este ano a previsão é de R$ 44,6 bilhões. Em relação aos sites estrangeiros os brasileiros gastaram US$ 2,02 bilhões.

A francesa Chloé anunciou no mês passado que vai entrar no e-commerce. A Chanel apesar de vender nos EUA alguns produtos de beleza, como perfumes e maquiagem, ainda não vende suas roupas. A italiana Fendi e a francesa Dior começaram a vender no mundo digital alguns de seus produtos apenas em 2015.

O diretor de MBA em gestão de luxo Silvio Passarelli traduz o dilema das marcas luxuosas. “Há um consenso de que a compra de luxo é uma experiência multissensorial: envolve a beleza física da loja, iluminação, aroma, atendimento personalizado. Como consequência, passou-se a achar o e-commerce uma experiência fria – e não deixa de ser, pois não existe contato com o produto, nem prova de roupa”.

Além dessa questão, um aditivo foram pesquisas como a feito pela McKinsey & Company no qual revelou que 68% das vendas de artigos de luxo em lojas físicas são influenciadas por pesquisas na internet.

Mas como diz Armano Branchini, vice presidente da Fundação Altagamma, as grifes de luxo têm potencial para serem notáveis também no digital, e é bem provável que serão feitos mais investimentos nos próximos anos. “Isso significa que os processos internos estão passando por uma reformulação”, ele afimou.

Se você vende qualquer tipo de produto vale muito procurar entender melhor sobre e-commerce, mas antes de aplicá-lo ao seu negócio estude as melhores opções, planeje e ofereça uma experiência satisfatória ao cliente. As questões que envolvem o marketing no mundo digital é outro ponto de extrema importância, seja como forma de publicidade, para fidelizar clientes, conquistar novos, e principalmente quando a intenção é acelerar a expansão. Depois da explosão da web com suas redes sociais, é fácil perceber, por exemplo, pequenos empreendimentos, localizados até em regiões distantes, que por meio da web conseguiram alcançar milhares de pessoas e vendem para o Brasil inteiro. Definitivamente o que não dá pra fazer é ficar de foro do mundo digital.

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU