O que as mais inovadoras têm

 

Quais parâmetros a empresa em que você trabalha ou o seu negócio segue para inovar? Após dez anos de pesquisa o Boston Consulting Group revelou fatores de maior impacto sobre a capacidade de inovação das empresas.

Para conseguir que se inove com triunfo em uma organização, a pesquisa chegou a quatro passos.

Alta velocidade: É a habilidade de fazer novos produtos chegarem ao mercado rapidamente. Isso diz respeito tanto ao ritmo de desenvolvimento de novos produtos e serviços como ao ritmo de entrega deles ao mercado.

Boa gestão de P&D: São processos de pesquisa e desenvolvimento realizados de forma enxuta – é a redução de custos e o aumento da eficácia. Os inovadores fortes viabilizam a boa tomada de decisão e a boa execução simultaneamente.

Uso de plataformas tecnológicas: As tecnologias hoje permeiam não só a TI como todas as outras unidades do negócio. O uso dessas ferramentas para inovar pode significar, por exemplo, análises avançadas para melhorar decisões, programas digitais na manufatura ou o uso do mobile em marketing.

Foco em mercados adjacentes: A Amazon é um grande exemplo já que largou sua ideia principal que era vender apenas livros na internet e passou a vender quase tudo nesse meio. Aqui é preciso olhar em volta para localizar oportunidades atraentes de crescimento incremental ao lucro. Para isso o estudo revela cinco maneiras:

  • Explorar o crescimento em torno da demanda – identifica quem é o cliente, como ele pensa, o que faz e as suas necessidades emocionais. Essas informações oferecem alvos corretos para as equipes de inovação adjacentes.
  • Cultiva uma nova organização com novo talento – esse tipo de equipe precisa ficar separado das demais equipes de inovação, elas tendem a foco ao longo prazo do que o curto.
  • Adotar abordagem experimental – o time de inovação de adjacências tem de ser capaz de compreender riscos, fazer escolhas para estreitar o funil e alocar capital as melhores ideias.
  • Adotar abordagem experimental – “teste, aprenda, adapte e siga em frente”.
  • Construir os facilitadores culturais corretos – é uma cultura com foco no longo prazo, propensão ao risco e reconhecimento do valor de novas fontes de crescimento.

O primeiro passo é identificar como essas diretrizes constituem um poderoso arranque e um diferencial competitivo nos negócios. Parece um pouco assustador conseguir executar essas quatro tarefas dentro das empresas. Contudo, não é preciso ter excelência em cada uma delas, mas é importante formatar o conjunto de todas essas ações a fim de se alcançar êxitos com a inovação.

 

 

 

 

*Artigo baseado na reportagem da revista HSM

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU