As caretas do Facebook

 

Se você faz parte do 1,5 bilhão de usuários da rede social, já reparou que nos últimos dias o Facebook adicionou novas formas de se expressar. Quais serão os objetivos da plataforma social?

Depois de meses de pesquisa, o que também envolveu consultores e psicólogos, como Dacher Kelter, da Universidade da Califórnia, o Facebook chegou ao resultado de cinco novos emotions para serem adicionados ao famoso botão ‘curtir’ da rede.

Antes disso, Kelter concluiu que 20 novas caretas deveriam ser adicionadas para que os usuários pudessem transmitir seus sentimentos por meio da rede de Mark Zuckerberg. Contudo, o número extenso não agradou. Os funcionários então analisaram o chat online e outras publicações para ver as mais utilizadas. Assim foram definidos os cinco novos recursos: emoções de amor (Amei), alegria (haha), surpresa (Uau), tristeza (Triste) e raiva (Grr).

Segundo a reportagem da revista Veja, “primeiro, a empresa espera aumentar o engajamento das pessoas no site. Segundo, é uma forma de se tornar mais atraente para anunciantes. […] a missão tem sim um lado elogiável, ao conceder maior diversidade à comunicação via redes sociais. Contudo, é evidente também a sua face lucrativa”.

Quem utiliza o chat virtual, o Messenger, ou entra na rede através dos smartphones está acostumando com a possibilidade de utilizar os emotions. Acredito que isso já era uma intenção antiga das pessoas e o Facebook até demorou a inseri-los diretamente na plataforma. Para os usuários não penso que vai produzir grandes resultados, mas para as marcas será interessante ter o feedback dos clientes para saber se o produto/serviço ou a publicidade foi amada ou gerou raiva.

 

 

 

*Artigo baseado na reportagem da revista Veja

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU