Quando o abacate gera valor

 

Sustentabilidade, tecnologia e inovação: principalmente na atualidade elas compõem um time de palavras com altíssimo valor agregado. Mas ainda são poucas as empresas que conseguem uni-las em um mesmo negócio, a Biofase é uma delas.

Em 2011, o estudante mexicano de engenharia Scott Munguía, começou a pesquisar alternativas para o consumo do plástico, uma vez que esse material é utilizado em enormes escalas pelo homem e muito nocivo ao meio ambiente. Ele chegou a um resultado e um ano depois montou a Biofase, “empresa que desenvolveu uma tecnologia única e amplamente reconhecida internacionalmente para fabricar bioplásticos com o caroço do abacate”, como explica a reportagem.

De acordo com o Plastics Europe Market Research Group, a produção de plástico está na casa dos 300 milhões de toneladas. Eles podem demorar de cem a mil anos para se decompor. Do outro lado está à solução da Biofase, o abacate. Somente no México, as empresas agroindustriais descartam todos os meses 30,7 mil toneladas de caroços da fruta.

A companhia já recebeu diversos prêmios no México, Espanha, Estados Unidos e Suécia. Atualmente ela possui três unidades de negócio: Resinas – podem ser processadas por todos os métodos convencionais de modelagem de plásticos que substituem as aplicações tradicionais. Talheres biodegradáveis – linha de produtos originais da empresa, elaborados com tecnologia patenteada. Produtos e projetos especializados – fabrica peças de acordo com as necessidades de seus clientes e também ajuda a transformar qualquer ideia em produto biodegradável.

“Na Biofase, a primeira coisa que fizemos foi patentear nossa tecnologia. Somente quando tivemos um produto bem definido e estabelecido encaramos o desafio de capitalização. Desse modo, não nos vimos obrigados a ceder uma grande quantidade de ações para desenvolver o produto”, afirma Munguía.

Hoje a companhia tem condições de produzir todos os meses 50 toneladas de bioplástico.

Não foi a toa que a companhia cresceu 700% entre 2013 e 2014. A ideia da Biofase é como juntar o útil ao agradável. Além de resolver um problema atual, como o uso excessivo de um material extremamente prejudicial ao meio ambiente, ela contribuiu a favor do mesmo utilizando uma matéria-prima abundante de sua região, o abacate. Que sirva de inspiração.

 

 

 

*Artigo baseado da revista HSM

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU