Prudência de motorista é vigiada pelo celular

 

Esforços e novas estratégias para melhorar a vida no trânsito são muito bem vindos. E já que a gente não desgruda mais do smartphone, utilizá-lo neste sentido pode ser uma interessante opção.

Recentemente comentei aqui no blog da expansão do Uber no Brasil. Agora já são sete capitais onde a startup mais valiosa do mundo está presente. Também mencionei que tinha lido uma reportagem onde a empresa diz que está fazendo testes para identificar os motoristas imprudentes. Hoje vou falar melhor sobre isso.

Esse campo da tecnologia conhecida como telemática consiste em sensores que registram, por exemplo, os dados de frenagem e aceleração dos veículos. Eles monitoram os motoristas e conseguem produzir relatórios sobre seu desempenho. Isso já é utilizado há algum tempo nos caminhões, mas agora outras empresas planejam expandir esse uso.

As americanas Uber, Schuddle e Lyft, que são serviços de compartilhamento de transporte dos Estados Unidos fazem parte desse time. Elas estudam utilizar sensores de aceleração instalados no próprio smartphone de seus motoristas para conseguir esse monitoramento. Frear bruscamente, pegar atalhos ou mandar mensagens enquanto se dirige gera relatórios que são enviados para as empresas.

Questões como a privacidade – como sempre – foi colocado em cheque. Mas em meu ponto de vista, para melhorar tanto a segurança do motorista, passageiros ou de outras pessoas, muitos esforços valem a pena. Acredito que o ponto mais interessante é evitar com esses sensores que as pessoas mandem mensagens no celular enquanto dirigem. Esse infelizmente é um agravante atual que está causando milhares de acidentes em todo o mundo. Se as pessoas continuam a insistir, o jeito é apelar para medidas mais rigorosas. Afinal, não é apenas a vida do motorista que está em jogo diante de sua imprudência.

 

 

 

*Assunto extraído do jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU