Em breve, bife e outras carnes irão do laboratório para a mesa

 

Você já pensou em comer uma carne produzida dentro de um laboratório?

Quem acompanha os assuntos que envolvem tecnologia já deve ter ouvido algo semelhante. As empresas desse nicho estão melhorando seus produtos, mas as barreiras ainda são um empecilho para que se chegue ao consumidor final.

Memphis Meats, Mosa Meat e Modern Meadow são algumas startups que estão trabalhando para colocar na mesa das pessoas carnes cultivadas em laboratórios. Elas querem revolucionar a indústria atual da criação animal.

As carnes são criadas a partir de células retiradas dos animas que se desenvolvem em tanques biorreatores – similares ao usados para fermentar cerveja -. Assim elas consomem uma fração de nutrientes, cria-se menos lixo e evita a necessidade de antibióticos e outros aditivos em sua produção.

Apesar de não precisar matar o animal para retirar as células, as empresas dependem do soro sanguíneo de fetos de bovinos no processo de produção. Contudo, elas esperam em breve substituir o soro com uma alternativa vegetal.

Evitar toda a matança de animais para o consumo é interessante para bastante gente. Presenciei várias pessoas nos últimos tempos optando pela vida vegetariana, ao se contrariar principalmente com a crueldade que os animais são mortos e pela abundância dessas ações. Mas a produção em laboratórios talvez não possa ser bem vinda para algumas pessoas já que são criações que imitam o aroma e o sabor da carne do próprio animal. De qualquer forma, há ainda barreiras difíceis que precisam ser vencidas, como o custo muito elevado do produto final.

 

 

 

 

*Artigo baseado no jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU