Robôs para sua casa

Está faltando diarista para limpar a sua casa? Que tal possuir um robô para realizar essa função? Veja algumas opções dessas máquinas inteligentes que já estão disponíveis no mercado.

Previsões dizem que essas tecnologias vão crescer 370% até 2020. Teremos cerca de 31 milhões de unidades espalhas no mundo. Os robôs terão diferentes características, podem funcionar para limpar ambientes, como dispositivos educacionais ou equipamentos que tiram fotos e fazem chamadas.

A revista selecionou interessantes opções, a mais cara e que possui mesmo forma de um robô como a gente vê nos filmes, só que em um tamanho menor, é o Alpha 2, um robô que dança, canta e que também serve como um assistente virtual. Ele pode ser usado para informar a previsão do tempo, fazer ligações de voz e mandar mensagens e e-mails. Custa a partir de US$ 1299.

Há o drone Lily que segue a pessoa que estiver carregando um sensor, ele permite fazer fotos e vídeos. O robô Jibo é um assistente que lembra o horário dos compromissos, tira fotos e conta histórias infantis; as pessoas também podem fazer reuniões através de chamada de vídeo.

Se a intenção é varrer a casa, o Roomba 980 é um aspirador-robô que possui sensores para mapear a casa e evitar móveis e escadas, é possível acioná-lo à distância por meio de um aplicativo. Se for para divertir as crianças e ao mesmo tempo despertar o lado engenheiro, o kit Lego Mindstorms EV3 permite montar robôs em formatos e tamanhos diferentes com peças eletrônicas especiais.

Passando quase que despercebido, o Sphero BB-8 inspirado no robô BB-8 do filme Star Wars é do tamanho de uma bola de tênis. Ele tem uma câmera para gravar vídeos holográficos. Essa é a opção mais barata, US$ 150.

Como os robôs são uma espécie muita nova para nós é natural que se questione a sua existência, ou melhor, o seu futuro. Em minha opinião, esse é só o começo.

 

 

*Baseado na reportagem da revista Exame

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU