A trajetória do Peixe Urbano é cercada por explosões de acontecimentos desde a sua criação até os dias de hoje, sem dúvida é uma das mais meteóricas da internet brasileira.
Em 2010, Julio Vasconcellos e Alex Tabor fundaram o Peixe Urbano, um dos primeiros sites de compra coletiva do Brasil. Em menos de um ano já havia conquistado 5 milhões de clientes e contratava dez funcionários por semana. Em 2011, tinha 2000 concorrentes. Em 2012 o modelo de negócio já não parecia tão promissor, e centenas de funcionários foram demitidos e até equipamentos vendidos para pagar as contas. Dois anos depois, a gigante chinesa de internet Baidu comprou a companhia.
A Baidu pagou as contas e fez mudanças preciosas no Peixe Urbano. Entre elas:
- A replicação no Brasil de sua estratégia no mercado chinês: a oferta de serviços baseada na geolocalização. Como mais da metade dos 25 milhões de clientes acessam o Peixe Urbano através do celular, a companhia mapeia bares, restaurantes e lojas próximas e oferece promoções sob medida.
- Entrou no segmento de turismo.
- Parou de exigir dos clientes um quórum mínimo para ativar as ofertas.
- Dos varejistas um desconto mais amigável. Antes eles eram obrigados a dar descontos de 50%, e o Peixe Urbano ainda ficava com 50% do preço do cupom.
- Controle da quantidade de cupons que os estabelecimentos vendem. Antes eles ofereciam mais do que podiam entregar e tratavam os clientes como consumidores de segunda classe.
Quem não se lembra dessas companhias de compra coletiva? De repente, centenas delas começaram a aparecer pela web. Na mesma velocidade que esse novo nicho alcançou o sucesso, ele entrou rapidamente em declínio. Foi um boom exageradamente momentâneo. Meio doido o mundo da tecnologia, não é mesmo? Praticamente nenhuma companhia desse mercado conseguiu sobreviver.
Quando tudo parece estar perdido, é preciso ter serenidade e certa frieza para pensar com calma em soluções que possam evitar que o seu negócio vá à falência. É o caso do Peixe Urbano, com sua aquisição pela Baidu vieram novas estratégias no qual remodelou e reinventou o serviço da empresa. Neste ano de 2015, eles já bateram seu recorde histórico de vendas mensais, uma receita aproximada a 40 milhões de reais.
As promoções do serviço são interessantes, mas é importante ficar de olho no regulamento de cada oferta para evitar assim possíveis transtornos. Eu particularmente não tive boas experiências com o site. O único atendimento é via suporte online, e precisei conversar diversas vezes com os atendentes a fim de resolver um falha no sistema no qual eu não conseguia agendar o serviço que tinha adquirido. Foi desgastante.
*Assunto extraído da Revista Exame
Web Cams Sex
Faça um comentário