Fotografias podem revelar muito sobre você no trabalho

 

Li essa reportagem no Jornal Valor Econômico e o assunto me chamou a atenção. Faço aqui uma pergunta: no seu ambiente de trabalho você expõe fotografias de seus filhos, esposa, cachorro ou de outros momentos pessoais, assim como objetos, equipamentos ou decorações variadas?

Às vezes pode parecer inconsequente para muitas pessoas a exposição desses momentos ou artigos pessoais, mas saiba que eles podem dizer muita coisa sobre você, seu emprego e suas atitudes sociais.

Estudos mais antigos já revelaram que as empresas que tentam banir esse tipo de exposição podem tornar os funcionários menos produtivos. A professora de comportamento organizacional da UC David Graduate School of Management, Kimberly Elsbach, afirma que as equipes que tem carta branca para deixar o seu ambiente de trabalho com a sua cara formam grupos de trabalho bem-sucedidos, contentes, produtivos e capazes de trabalhar juntos.

A personalização ajuda as pessoas a superar o sentimento de ser apenas mais um no escritório. Algo tão simples como poder colocar uma foto em uma mesa, ou personalizar a tela de fundo do computador também pode ajudar os funcionários a sentir que eles têm certo controle sobre seus locais de trabalho, além de ser uma afirmação pessoal”, ela explica.

Se por um lado as fotografias e outros objetos podem aproximar você das outras pessoas ou gerar um ambiente mais descontraído, também podem ter efeito contrário. Infelizmente isso pode acontecer com aquele colega que não gosta de cachorros ver uma foto sua e do seu animal, ou aquela que não pode ter filhos e se sente incomodada por não ter uma foto como a sua exposta sobre a mesa.

Entre os homens e mulheres uma afirmação da pesquisadora Meredith Wells-Lepley também me pareceu bem verdadeira. “Elas tentam expressar sua identidade e melhorar a estética do espaço, enquanto que os homens querem exibir status e têm uma propensão maior a usar fotografias e objetos relacionados a esportes e conquistas pessoais, como certificados e troféus”.

Nem sempre você sente liberdade para personalizar seu escritório, isso depende muito da empresa em que você trabalha. Companhias mais fechadas = funcionários mais reservados. Sobre optar por deixar ou não o seu escritório do seu jeito, cada um tem o seu palpite: enquanto uns preferem não misturar a vida profissional da pessoal, outros se sentem mais engajados e felizes ao ver, por exemplo, uma foto dos filhos em cima de sua mesa. Isso vai de cada um, mas uma coisa é certa: esses objetos – assim como a sua organização –  dizem muito sobre a sua vida então saiba exatamente que tipo de mensagem você quer transmitir para o seu chefe e seus colegas de trabalho.   

 

 

*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU