Quer pagar como?

 

O Google anunciou seu novo sistema de finanças que utiliza o smartphone como principal meio de pagamento. Assim como a Apple e a Samsung, a empresa é mais uma gigante que entra nesse novo mercado. Será o início da extinção dos cartões de débito e crédito físicos?

A ferramenta chamada de Google Play permitirá o uso de celulares com Android para pagamento de compras em 700 mil lojas nos EUA. A tecnologia utilizada é a NFC (para transmissão de dados entre aparelhos próximos), que está presente na maioria dos smartphones atuais. Para ter mais ideia, no ano passado foram vendidos 1 bilhão de aparelhos com o sistema operacional Android.

Para realizar o pagamento o usuário deve ter as informações do seu cartão cadastradas na sua conta do Google. Depois é só aproximar o smartphone do sensor e confirmar a compra – por meio de uma senha ou da leitura de impressão digital nos aparelhos compatíveis.

Ainda não se sabe quando o sistema vai chegar ao Brasil, mas é bem possível que não vai demorar. O diretor de inovação da Cielo, Luiz Henrique, afirma: “Com um cartão americano, várias pessoas já fizeram pagamento no Brasil por meio do Apple Pay [sistema de pagamento da Apple]. O vendedor está pronto. O que falta é a Apple e o Google falarem com os bancos”.

Acredito que agora estamos caminhando mais do que nunca para o fim dos cartões físicos. O que me preocupa são questões a respeito da segurança. Se hoje os smartphones já são tão visados entre os criminosos, tenho a sensação que dar esse “poder” aos aparelhos pode piorar ainda mais essa situação. Vamos acompanhar!

 

*Assunto extraído do Jornal Folha de São Paulo

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU