Por uma vaga no Google

Conheça o jeito Google na política de contratação dos futuros funcionários da empresa. Um processo diferente que é descrito por Laszlo Bock, vice-presidente de recursos humanos do Google em seu livro Work Ruler (“regras de trabalho”, na tradução livre em português).

Bock afirma que os questionamentos mais usados na maioria das empresas, como “Fale-me sobre você”, “Qual é a sua maior fraqueza?”, “Qual seu maior atributo?”, não possuem capacidade nenhuma de prever o desempenho do candidato. Para fugir desse tipo de avaliação o Google desenvolveu uma ferramenta interna para ajudar os entrevistadores, chamada qDroid. Funciona como um guia com perguntas pré-validadas para dar aos entrevistadores mais segurança para conduzir uma entrevista.

Alguns exemplos dos questionários são:

  • Fale sobre um período em que seu comportamento tinha um impacto positivo em sua equipe. Qual era seu principal objetivo e por quê? Para avançar, qual seu plano de ação?
  • Conte-me sobre um período em que você efetivamente conseguiu comandar sua equipe para alcançar uma meta. Qual foi o jeito de sua abordagem? Qual foi a lição-chave dessa situação específica?
  • Conte-me sobre uma época em que teve dificuldade de trabalhar com alguém. O que dificultou o seu trabalho com essa pessoa?

O vice-presidente afirma que apesar de parecerem perguntas desinteressantes, elas formam respostas brilhantes e dão uma base consistente para conhecer o candidato. Depois disso começa uma fase de avaliação, começando com uma análise do quanto o candidato compreende os problemas.

Ele também diz que a empresa evita ao máximo deixar que apenas os chefes participem do processo. “Temos convicção de que é importante marcar uma reunião entre o candidato e um ou duas pessoas que trabalharão para ele, caso seja escolhido”. E completa. “Nós também acrescentamos alguém com pouca ou nenhuma ligação com a área que está contratando. Isso ajuda a aumentarmos a chance de ter uma avaliação mais objetiva”.

Parece simples, mas com certeza não deve ser fácil seguir toda essa abordagem. O Google além de ser um gigante do mercado, desperta interessa do mundo todo por não ser hierárquico e possuir ambientes inusitados de trabalho – com sala de jogos, frutas, sanduíches e bebidas disponíveis, redes de balanço, etc. Torna-se uma empresa dos sonhos para a maioria, principalmente para os jovens. Mas não se engane com o texto, para entrar na empresa tem que suar muito a camisa.

 

 

*Assunto extraído da Revista Exame

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU