Nessa polêmica trajetória do Uber – empresa que conecta passageiros e motoristas –nós empreendedores podemos tirar importantes lições de erros que devemos evitar para que o nosso negócio realmente dê certo. Confira:
- Mantenha a preocupação social em seu modelo de negócios. Qualquer modelo que não seja flexível o suficiente para evitar danos (mesmo que não intencionais) a sua clientela ou à sociedade em geral não é um bom modelo de negócios. Tecnologias, algoritmos e modelos de negócios podem ser copiados, replicados e substituídos, já a boa vontade não.
- Aprenda e não se esqueça. Uma organização visionária aprende com suas experiências e isso vale especialmente para operações multinacionais, em que o aprendizado em uma região deveria beneficiar as demais.
- Faça com que sua expansão seja guiada por valores. Enquanto o Uber buscos intensamente estratégias de crescimento, eles negligenciaram completamente armadilhas em seus sistemas de controle. O sistema de controle de uma organização algumas vezes também é reflexo dos valores da organização.
- Seja revolucionário com sua tecnologia, mas humilde em sua atitude. Uma coisa é ser competitivo; outra, muito diferente, é estar o tempo inteiro “em pé de guerra”. O empreendedor precisa entender que as pessoas e a sociedade proporcionam uma base para que a empresa prospere, eles não são inimigos.
Apesar de ser uma companhia inovadora e que em tão pouco tempo já passou a valer bilhões de dólares, o Uber vive em guerra com vários países e hora ou outra, acaba sendo proibido de operar em algumas regiões. – Semana passada ele também foi proibido aqui no Brasil, mas nessa segunda-feira (4) ele voltou a ser regular -.
De fato, nenhuma empresa quer passar por essa batalha, então a principal lição que fica é que antes de qualquer coisa você precisa compreender da importância – e se esforçar para – que sociedade como um todo apoie o seu negócio.
*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico
Web Cams Sex
Faça um comentário