A startup das favelas

Conheça uma startup chilena que desenvolveu uma máquina que consegue diminuir em até 40% o preço de alguns produtos alimentícios – arroz, feijão, lentilha e etc – em áreas mais pobres. Experiências que deram certo no Chile, e brevemente estarão no Brasil.

Essa eh a Algramo, startup que funciona da seguinte maneira: a empresa compra grandes quantidades diretamente de produtores, coloca a comida em máquinas de autosserviços, similares às usadas para latas de refrigerante, faz parceria com os donos de armazéns e consegue vender a um preço menor. O dono do armazém paga o equivalente a 90 reais mensais de aluguel pela máquina e fica com 30% do valor da venda.

Tudo começou quando o chileno José Manuel Moller se mudou para uma região pobre de seu país para justamente compreender a realidade daquele local. Ele então percebeu que nesses bairros a população na maioria das vezes não tinha condições de se deslocar até os supermercados e por isso fazia compras em pequenos armazéns; nesses estabelecimentos os produtos são em geral 10% mais caro. Ou seja, eram pessoas que recebiam menos e gastavam mais com a alimentação.

Foi então que Moller criou a Algrama, e assim foi considerado pela revista americana Fast Company o único latino-americano a entrar para a lista dos empreendedores mais inovadores.

Interessante à percepção do chileno, na época com apenas 22 anos, de se mudar para a região mais pobre a fim de entender aquele meio. As áreas mais carentes são de fato um setor que precisa ainda mais de inovações e tecnologias para que se melhorem as condições de vida das pessoas que ali vivem. Admiro muito atitudes desses jovens que se propõem em missões sociais, e torço para que essas ideias possam dar certo.

 

Fonte: Exame

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU