Saiba economizar a internet móvel do seu celular

As novas regras quanto ao uso da internet nos dispositivos móveis – que chegam até cortar a web quando ultrapassado o limite de dados usados – estão deixando muita gente aflita. Confira algumas dicas para você fazer o uso inteligente do seu 3G.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a banda larga móvel está presente em 3.909 municípios e já alcança 173 milhões de acessos. A tecnologia 4G – permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G -, já conta com 6,8 milhões acessos em 147 cidades. Em 2014, o País fechou o ano com 192 milhões de acessos em banda larga, um crescimento de 44% em relação a dezembro de 2013.

A expansão do número de conectados é incontestável e crescente. Mas você sabe utilizar o seu pacote de dados da internet de forma mais econômica e eficiente? Muitas aplicações do seu smartphone conectam-se com a internet constantemente em segundo plano (mesmo que você não esteja as utilizando), o que gera um alto consumo de dados e pode pesar no seu bolso – ou ainda resultar que você esgote rapidamente seu limite nos planos pré-pagos.

 

Há várias opções para poupar gastos e otimizar sua conexão. Confira: 

#De olho nos navegadores

No celular, utilize navegadores que contam com recurso para ajudar a poupar dados. No Chrome para Android basta acessar nas configurações a opção “Gerenciamento de Largura de Banda” e ativar “Reduzir Uso de Dados”. Já no Opera este recurso não é novidade e está presente desde as primeiras versões, inclusive na versão Desktop. É só ir até o menu e ativar o “Modo Off Road”. Pronto! 

#Aplicativos para economizar dados

Os aplicativos também são grandes aliados na hora de ajudar o usuário a gerenciar o consumo de dados. Uma dica é o Onavo Count, disponível para Androi e IOS, o app produz relatórios intuitivos para ajudá-lo a entender como seus dados móveis são utilizados. Para IOS há o My Data Manager, que permite conferir e delimitar o consumo diário de dados. Outra opção é o aplicativo Mobiwol para Android, firewall que seleciona quais aplicativos devem usar a internet móvel e não necessita de root.

#Os vilões Facebook e WhatsApp

Os maiores vilões de consumo de dados móveis nos celulares são o Facebook e o WhatsApp. Mas é possível configurá-los para reduzir os custos. Para otimizar o Facebook, vá até “Configurações do aplicativo” e em “Reprodução automática de vídeo” selecione “Somente Wi-Fi”.  Já no WhatsApp é possível fazer o mesmo em “Configurações” à “Opções de Conversa” à “Download Automático de Mídia” e ative “Somente Wi-Fi”.

#Para quem possui iPhone

O iPhone permite que os seus usuários controlem os aplicativos que estão no aparelho, evitando assim o desperdício de dados da internet, além de economizar na bateria do smartphone. Para isso, basta você desabilitar os apps que não utiliza muito. Vá em “Ajustes”, depois “Geral” e por último “Atualização em 2° plano”.

#Desligue a sincronização automática

Aplicativos como Facebook, Instagram e Gmail sincronizam automaticamente para enviar alertas a cada nova mensagem, o que gera consumo. É ideal desativar a opção de “Sincronização Automática” quando estiver utilizando dados móveis.

#Concentro tudo no Wi-Fi

Opte por um plano de internet Wi-Fi em sua casa e aproveite os pontos gratuitos de acesso Wi-Fi em shoppings, aeroportos, restaurantes e outros estabelecimentos sempre que possível. Ah, não se esquece de desligar a opção “Dados Móveis” sempre que estiver conectado ao Wi-Fi.

#Durante as viagens

Para viagens pelo Brasil, a preocupação é menor. As principais operadoras não cobram roaming para os clientes que já possuem um pacote de dados – para os clientes pré-pagos é ainda mais fácil, pois há pacotes diários de acesso à internet, sem cobrança de roaming.

Agora, quando o assunto é viagem internacional, o preço pode ser alto. Neste caso, é bom seguir algumas dicas. Primeiramente, habilite junto à sua operadora o roaming internacional e informe-se sobre os pacotes. Outra opção é manter o celular em “Modo Avião”, isso bloqueia chamadas e a conexão à internet. Muitos países contam com internet Wi-Fi em diversos pontos públicos, além de restaurantes, cafés etc. – uma ótima opção para economizar!

#A escolha certa

Para evitar surpresas e aproveitar o máximo da internet de acordo com suas necessidades é fundamental a escolha adequada do plano de internet rápida – fique também atento aos planos enganosos. Para tanto, é necessário estudo e planejamento, respondendo a questões como: “para que pretendo utilizá-la?”, “quanto eu posso pagar?”, “quem irá utilizar?”, “trabalho ou lazer?”, “consumo intenso ou moderado?” e ainda ficar atento às especificações técnicas.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU