O computador é o chef

Que tal comer uma carne de porco desfiada e frita, sobre uma folha de alface em um pão de cachorro quente, e temperada com açafrão?

Fez cara feia? Eu também. Só entendi essa receita mirabolante depois de ler que ela faz parte de um resultado do cálculo de um supercomputador que tem exatamente essa função: analisar milhares de receitas e calcular quais ingredientes nunca foram utilizados juntos, e é claro, que são ao mesmo tempo agradáveis ao paladar.

Esse fascinante projeto culinário – um trabalho de três ano e meio – foi desenvolvido por cientistas da IBM através do supercomputador Watson, e que agora foram reunidos em um livro com 65 receitas – publicado em abril nos EUA.

O Watson foi usado para analisar mais de 10 000 receitas de catálogos, depois de organizar milhares de dados, os pesquisadores criaram um aplicativo batizado de Chef Watson. Ele funciona da seguinte forma: a pessoa escolhe um ou mais ingredientes principais e o estilo da cozinha que deseja testar (mexicana, portuguesa e etc); depois o sistema lista uma série de combinações possíveis e ingredientes para o prato ser criado. Aí é por sua conta, você escolhe o que vai fazer com os ingredientes.

O recurso está disponível de graça na versão beta do Chef Watson na internet (é preciso se cadastrar e pedir um convite)

Há enormes possibilidades positivas com esse projeto, além de explorar os diferentes sabores: a criação de receitas para dietas especiais, como para diabéticos; fazer pratos que agradam toda a família; aproveitar os ingredientes disponíveis em casa e etc.

Se “viajarmos” um pouco no futuro, imagino um cenário com menos desperdício, com mais pessoas com comida – saborosas por que não – sobre a mesa. Tecnologia e culinária = uma combinação fascinante.

Fonte: Info

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU