Fluente em português, inglês e… emoji

Para descobrir qual a palavra escrita mais popular de 2014, a Global Language Monitor analisou blogs, redes sociais e 275 mil mídias de notícias no mundo todo; encontraram assim – um diferente – resultado: o emoji de coração vermelho (❤). 

Isso despertou uma questão. Até que ponto os emoji se tornaram uma ferramenta legítima de comunicação também no mundo real?

“Os emoji produzem sentido nas práticas discursivas no meio digital e são capazes de tornar a interação virtual mais afetiva e dinâmica, propiciando rapidez nas trocas de informações”, dizem as especialistas em ciências da linguagem Renata Fonte e Roberta Caiado.

Eu confesso que diariamente em minhas conversas na web eu uso os emoji. Tenho a impressão que eles nos aproximam mais da pessoa que está do outro lado. É uma forma de expressão moderna, e que complementa de forma calorosa o texto escrito.

A título de curiosidade: o emoji é uma palavra japonesa que surgiu nos anos 1990. Ele só começou a se popularizar no ocidente por volta de 2009, logo depois de ser incorporado aos iPhones pela Apple. Traduzindo a palavra -> e (“figura”, picture), mo (“escrita”, writing) e, ji (“sinal”, character).

Fonte: Galileu

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU