Conveniência será a ‘mãe da invenção’ neste ano

Em uma interessante matéria, o Jornal Valor Econômico lista as previsões tecnológicas para 2015. Nessa lista ficou evidente que o principal fator é facilitar a vida das pessoas, levando comodidade através da conexão de aparelhos, em uma verdadeira economia de conveniência.

Abaixo estão as 10 tendências citadas pelo jornal. Se você quiser aprofundar a leitura vale a pena ler a matéria na íntegra.

  • 5G: com a quinta geração da telefonia móvel será possível baixar arquivos a uma taxa de 10 gigabits por segundo (10 vezes maior que o 4G), e a velocidade com que as informações trafegam de um ponto ao outro será de 300 a 400 vezes mais rápido que um piscar de olhos;
  • Phablets: as vendas dos smartphones com telas gigantes tendem a crescer ainda mais, um crescimento de 82%, chegando a 318 milhões de unidades;
  • Conveniência móvel: usar seu smartphone para pedir comida, reservar um hotel ou quem sabe chamar um táxi, tende a se expandir das grandes capitais chegando também a outras partes do Brasil;
  • Carteira digital: os sistemas de pagamento digital devem ter uma expansão por conta da regulamentação desses serviços, como a Apple Pay – mas que infelizmente ainda não tem previsão de lançamento no Brasil;
  • Computadores de vestir: também chamados de ‘wearables’, esses produtos chegarão ao mercado em diferentes formatos e funções;
  • Privacidade x Exposição: as discussões em 2015 sobre esse assunto apresentará novidades, isso devido ao Marco Civil aprovado no Brasil e a elaboração no governo federal do projeto de lei de proteção de dados pessoais;
  • Internet das coisas: “estima-se que até 2020, 25 bilhões de dispositivos como carros, geladeiras, medidores de luz, lâmpadas e até escovas de dente estejam conectados a internet. E 2015 será, sem dúvida, um ano importante nesse processo”, cita a matéria;
  •  Faça você mesmo: essa ideia de fazer as coisas por conta própria – por exemplo, a criação de apps – ganhou força em todo o mundo. No Brasil você pode entrar em sites como a Fábrica de Aplicativos destinado a quem não sabe programar, ou estudar em instituições como a SuperGeeks.
  • 4K: a estimativa é que até 2018, essa tecnologia com resolução quatro vezes maior que a tela Full HD chegue a 72% de crescimento, com 100m milhões de unidades;
  • Omni-channel: a integração dos bancos de dados das lojas físicas e dos canais digitais mesmo com as dificuldades, continua sendo um tema prioritário para as redes varejistas. Essa visão integrada do consumidor é chamada de omni-channel.

 

 

Fonte: Valor Econômico

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