Goiás: um estado cada vez mais conectado

O número de domicílios goianos com internet cresceu 54% entre maio de 2011 e dezembro de 2013. Hoje são mais de 635 mil residências conectadas e mais de 1 milhão e 700 mil cidadãos que têm acesso à web no Estado de Goiás.

Muito desta evolução no processo de inclusão digital dos goianos deve-se ao Goiás Conectado – programa do Governo do Estado que concede isenção de impostos para que as operadoras disponibilizem planos de internet banda larga pelo valor de R$ 30,00. Tal incentivo permitiu que os cidadãos contratassem essesserviços e estivessem conectados dentro de suas casas.

Hoje, todos os municípios goianos têm acesso à internet banda larga por um preço considerado popular. Destacamos a região nordeste do Estado, que sempre esteve frágil quanto ao acesso aos serviços de telecomunicação, e agora, segundo dados da Anatel, experimenta um crescimento de 113% no atendimento das operadoras. Aí está inserido Buritinópolis, município onde houve 917% de aumento de linhas de banda larga instaladas nas residências desde a implantação do Programa Goiás Conectado.

Nos grandes centros também há números extremamente relevantes. De acordo com dados da Anatel, 47,87% da população de Goiânia é atendida por planos de banda larga. Anápolis, por exemplo, experimenta um crescimento de quase 40% no atendimento das operadoras para sua região.

Com o Goiás Conectado, as operadoras passaram a disponibilizar velocidades maiores por preços menores. Com certeza, podemos afirmar que as políticas públicas do nosso Estado forçaram a redução dos preços, permitindo que a internet fosse mais acessível e, por consequência, se tornasse mais popular.

Dentro de suas residências os moradores possuem internet e podem assim ter acesso à ferramenta de comunicação que mais cresce no mundo. Isso, sem mencionarmos, os planos 3G e 4G que permitem a conexão à rede também pelos smartphones e tablets. Todo este contexto reflete o esforço contínuo do Estado em popularizar a banda larga.

Temos uma mudança profunda e significativa do cenário goiano quando o assunto é inclusão digital. Isto tudo é reflexo do interesse pessoal, vontade política e esforço do governador Marconi Perillo que inseriu definitivamente a pasta da Ciência e Tecnologia como uma das prioridades para o estado.

Desta maneira, hoje, “inclusão digital” é uma política pública em nosso estado e baseia-se no pilar que o desenvolvimento humano está interligado ao aprendizado das novas tecnologias. Um das finalidades é tornar o cidadão mais participativo e inserido em uma plataforma mundial, gabaritando-o para as novas exigências do mercado e para o exercício de seus direitos.

O Governo do Estado adota o posicionamento que a banda larga é ferramenta essencial para o alcance de alguns dos objetivos estratégicos desta gestão: modernização dos processos de ensino-aprendizagem, aproximação entre governo e cidadão – principalmente por meio da administração nos moldes do e-Gov, movimentação da economia e geração de novas demandas de negócio.

Em uma visão de futuro, Marconi Perillo realizou o maior dos processos de inclusão dos municípios do interior de Goiás. A internet estreita caminhos e possibilita a integração e o desenvolvimento para todos, o que inclui uma educação de melhor qualidade e maior crescimento econômico. Este posicionamento demonstra o compromisso de uma gestão transparente e responsável com as minorias.

Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, mas não nos faltam disposição, coragem e busca por conhecimentos para aprimorarmos nossos planos de ação e projetos em inclusão digital. Estamos convictos de que a internet acessível permite uma escala de melhorias que impacta positivamente na vida de cada cidadão.

 

Este artigo foi publicado no Jornal O Hoje, em 18 de julho de 2014.

clipping_reilly1817-ohoje

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU