Especial Inovação

O que falta para o Brasil inovar?

A reportagem especial “Inovação” do Jornal Valor Econômico tenta responder esta pergunta. A tentativa se deu por uma opção editorial que se manifesta seu caráter investigativo pelo que o Brasil tem feito.

É claro que temos que encontrar nosso próprio jeito de inovar e estimular esta cultura inovadora para todas as organizações. Porém, o que temos realizando (propositalmente usei o gerúndio) ainda é pouco.

Alguns projetos do Governo Federal obtiveram destaque na reportagem. É muito válida sua leitura e atenção pelas oportunidades que devem ser aproveitadas. Aqui os destaco:

  • Programa Inova Talento é tocado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) a fim de promover a seleção e captação de talentos com conhecimento técnico e perfil para trabalhar nas empresas. Para instituir a figura do pesquisador na empresa, o CNPQ financia a atuação dos profissionais por meio de bolsas científicas.
  • Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo CNPQ. Visa estabelecer parcerias com a iniciativa privada que arca com 20% de um projeto, que deve ter sido cadastrado às chamadas públicas. A partir deste ano, o programa também vai oferecer bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no exterior.
  • Lei do Bem: visa reduzir a burocracia e a possibilidade de deduzir até 200% no imposto devido à prática de inovação dentro das empresas. A lei foi criada para ampliar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, fomentar a cultura inovadora, criar processos e produtos inovadores, incentivar companhias multinacionais a trazer para o Brasil centros de pesquisa e desenvolvimento.

Todos estes itens são engrandecedores para o crescimento da inovação, porém é preciso fazer mais. Todos nós temos que nos engajar com a causa. A tríade empresários, governo e academia deve aprender a trabalhar em equipe e se responsabilizar para inserção do Brasil na rota da competitividade e inovação.

 

E para você?

O que mais podemos fazer para nos inserirmos, definitivamente, na cultura da inovação?

 

 

Fonte: Jornal Valor Econômico

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU