Escola digital é realidade em Goiás

Como você vê o uso da tecnologia dentro das escolas?

Se tiver uma opinião favorável, você concorda com os 77% dos brasileiros que pensam que escolas e profissionais da educação devem utilizar a tecnologia em maior escala. Este dado foi divulgado pela Intel Corporation, após a realização do estudo “Innovation Barometer”, que inclui o capítulo “Classromms of the future”.

A pesquisa foi realizada com 12 mil adultos em oito países: Brasil, China, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão e Estados Unidos; entre os dias 28 de julho e 15 de agosto de 2013. Os números demonstram o quanto nós brasileiros, somos otimistas e entusiastas do uso da tecnologia em sala de aula.

82% dos brasileiros acreditam que, em 10 anos, o ensino fundamental terá atividades online como ferramenta complementar. 79% esperam que os softwares ajudem os professores a se aproximarem mais dos estudantes e a se dedicarem mais tempo para os alunos.

Este cenário impulsiona uma reforma educacional, que parte do princípio que a inovação também deve ser presente nas escolas. Com a inclusão digital, há uma modernização dos métodos didáticos na certeza da colaboração para a educação de qualidade e a formação responsável dos cidadãos.

Como case no Brasil, temos o programa Escola Digital, iniciativa inovadora liderada pelo Governo do Estado de Goiás que desponta como pioneira na gestão educacional aliada às novas tecnologias. A iniciativa trata-se de um projeto bem planejado, que insere elementos digitais na sala de aula, com foco no aprimoramento do processo ensino/aprendizado, trazendo resultados reais aos anseios dos professores e estudantes.

No programa Escola Digital, todas as salas de aula tem internet sem fio e há o estabelecimento de conexão entre dispositivos de professores e alunos, criando um ambiente de compartilhamento de dados (arquivos, vídeos e atividades). São repassados notebooks aos educadores e netbook para cada estudante. Assim, há como o professor acompanhar o desempenho de cada aluno.

Aulas de todas as disciplinas poderão ser ministradas com a ajuda dos programas instalados em cada equipamento. Os professores podem aplicar exercícios e ter acesso aos resultados de forma instantânea. Ferramentas já executadas pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás foram integradas à nova tecnologia. São elas os Sistemas de Apoio ao Professor (SIAP), Diário Eletrônico, Portal do Diretor, Sala dos Professores e Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Por meio de convênio entre o Governo de Goiás e a Microsoft, através do programa “Shape the Future”, a aquisição de softwares da marca teve um preço bem acessível. Os alunos terão acesso ao pacote de colaboração na nuvem da Microsoft, o Office 365, além do Windows e Office Professional.

Escolas Digitais é um programa pioneiro, que se inicia com o diferencial de gabaritar o professor e considerá-lo como chave neste processo. Existe o emponderamento da figura do educador, que inserido na inclusão digital, transforma a sala de aula em um espaço compartilhado do conhecimento.

Esta experiência é muito mais ousada do que “dar um tablet para cada aluno”. A tecnologia de ponta é um poderoso instrumento dentro das escolas e, se adotada estrategicamente, traz resultados reais e duradouros, dos quais se destacam a eficiência na gestão escolar, o melhor desempenho dos alunos na sala de aula, a valorização dos professores e a capacitação de jovens profissionais.

Em caráter inicial, o Programa Escola Digital contempla 150 mil alunos e 2,3 professores de 173 escolas de rede pública estadual. Uma nova realidade de ensino em caráter de expansão para os próximos anos. “Estamos materializando sonhos e transformando a educação em Goiás”, como afirmou o Governador Marconi Perillo.

Este artigo foi publicado no Jornal O Popular, no dia 15 de junho de 2014.

opopular

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU