“Monitoramento de redes sociais ainda é pouco explorado”
Fonte: Jornal Valor Econômico
Hoje há a percepção que uma marca já se faz presente nas redes sociais, mesmo não tendo um perfil oficial. A decisão de ter uma conta passa pela estratégia de se relacionar com o cliente, utilizando mais um canal para o diálogo direto.
Apesar desta invasão de marcas e páginas oficiais nas redes sociais, o monitoramento das mesmas não acompanha todo este processo. É isto que a reportagem do Valor Econômico nos traz de novidade.
Saber monitorar sua participação nas redes sociais e gerir isto da maneira mais estratégica possível é o grande diferencial de marcas bem-sucedidas quando decidem por atuar na plataforma 3.0, que é hoje a internet.
Com a Copa, o exercício do monitoramento cresceu, principalmente na realidade on-line de grandes corporações que patrocinaram o campeonato mundial de futebol. Duas grandes companhias de comunicação também criaram ferramentas exclusivas para o monitoramento das redes sociais.
A equipe da Máquina Notícia desenvolveu uma metodologia que descobre quem realmente importa para uma determinada marca, a partir de três critérios: o primeiro é a audiência do internauta; o segundo é a influência que ele exerce sobre essa audiência e, por último, é a relevância daquele indivíduo em relação ao assunto.
A Fundamento desenvolveu um projeto especial para o período da Copa, em que trabalha no monitoramento da percepção e da exposição da marca. As próprias redes sociais também oferecem espaços para o monitoramento, muitas de maneira gratuita ou por um preço muito acessível.
Mais do que ter um canal nas redes sociais, é preciso profissionalismo e cuidado para geri-los. Estar na internet é realmente menos “careta” do que administrar outras mídias, antes tão bem determinadas pelas agências. Mas nem por isso, podemos negligenciá-las. Cuide bem de um dos principais canais de relacionamento com o cliente. Isto também é fazer marketing!
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