O prefeito digital

Comentário da matéria “O prefeito digital”

Revista Info

 

Você sabe o que significa o termo “cidade inteligente”?

Não vale procurar no Google ou na Wikipedia. Mas se você assim fez ou pensou em fazer, você entende que o mundo de hoje se torna cada dia mais digital e isso tem facilitado o trabalho e os processos do dia a dia.

Com as cidades não poderia ser diferente. Os zoneamentos urbanos apossam de soluções tecnológicas e, até mesmo, estão dispostos a criar novas plataformas digitais para que a gestão pública se torne mais eficiente e garanta resultados mais satisfatórios para a comunidade.

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira que tem caminhado a passos largos rumo às diretrizes de uma cidade inteligente. Em seu segundo mandato, o prefeito Eduardo Paes tem deixado transparecer sua paixão por tecnologia influenciar as novas políticas públicas da cidade.

A Revista Info cedeu a tantas transformações tecnológicas que estão acontecendo no Rio de Janeiro e escreveu uma matéria que detalha os principais aspectos deste plano de governo que tem a tecnologia como alicerce em todas as pastas.

 

Tecnologia na gestão

O Waze é um aplicativo utilizado para mapeamento coletivo, muitas vezes destinado ao compartilhamento de informações sobre o trânsito. Por meio de uma parceria, o Waze direciona os dados sobre o trânsito do Rio de Janeiro para a prefeitura carioca a fim de facilitar o monitoramento das ruas.

São os próprios cidadãos que contribuem com a informação do Rio de Janeiro. É assim no Waze e também no aplicativo 1746 criado pela prefeitura carioca. O objetivo é disponibilizar mais um canal de comunicação direta com o cidadão para que o mesmo possa reportar diferentes tipos de ocorrência.

“Cada vez mais o cidadão é um sensor, talvez o mais inteligente que existe”, diz Antônio Carlos Dias, diretor de cidades inteligentes da IBM. Esta companhia é parceira direta do governo do Rio de Janeiro, inclusive apoiador do Centro de Operações, um prédio construído em 2010, que tem infraestrutura e tecnologia de ponta para receber as informações da população, além de imagens de câmeras e satélites, que contribuem para uma gestão mais eficiente da cidade.

Para lidar com todo este banco de dados, foi estimulado o uso inteligente deste material, seja por meio de estímulo ao funcionário público quanto ao engajamento da própria comunidade em contribuir com soluções inovadoras:

– Foi-se instaurado o Pensa – um projeto que reúne uma equipe de profissionais de diferentes áreas que buscam transformar dados complexos em soluções simples.

– A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia lançou o concurso Rio Apps, que incitou programadores a criar aplicativos de software que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes, empresas e turistas.

-A mesma pasta disponibilizou o Rio Ideias, plataforma aberta que, por ano, recebe da população mais de 1000 sugestões de aplicativos. Os desenvolvedores podem ainda tentar transformar seus projetos em realidade em maratonas de programação.

 

 Inclusão Tecnológica

Na execução do Plano de Governo de prefeito Eduardo Paes estão as “Praças e Naves do Conhecimento” – espaços construídos em subúrbios que oferecem uso ilimitado dos computadores, cursos de inglês, treinamento em diferentes áreas, da ciência da computação e atividades de lazer, como cinema ao ar livre. Tudo gratuitamente.

Com 1000 metros quadrados cada uma, as duas Praças do Conhecimento estão localizadas em Padre Miguel, na zona oeste, e no Complexo do Alemão, na região norte. Elas têm o dobro do tamanho das naves, presentes em cinco bairros periféricos, como Irajá, Madureira e Penha.

A prefeitura tem planos de aumentar a estrutura. Batizado de Rio Digital 15 Minutos, o projeto pretende construir mais 41 Naves do Conhecimento. A intenção é que uma esteja a um raio máximo de 1,5 quilômetros da outra ou a 15 minutos de caminhada.

 

Reconhecimento

Em novembro, o Rio de Janeiro foi eleito a Cidade Inteligente do Ano na Smart City Expo World Congress, feira sobre cidades inteligentes realizada em Barcelona, na Espanha. Pelo segundo ano consecutivo, o Rio de Janeiro foi apontado como uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, pela Inteligent Community Fórum (ICF).

Mais do que títulos, todos estes projetos citados aqui demonstram a “sincronicidade” de um governante brasileiro com as tendências mundiais de administração pública. Independente de partido, é preciso ter consideração à gestão de Eduardo Paes que entende o caráter sistêmico da tecnologia para com todas as pastas.

Aliar-se a profissionais gabaritados e de confiança, fortalecer parcerias com companhias sólidas e sérias no mercado, possibilitar a transparência e incentivar uma gestão aberta com foco em inovação. Estas são algumas das inspirações de toda esta reportagem, que não exclui empreendedores de iniciativas privadas, pois possibilita a todos enxergar em 360º os movimentos contemporâneos de uma nova maneira de fazer gestão com foco em resultados sustentáveis.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU