Aqui deveria estar uma base de foguetes

Comentário da matéria “Aqui deveria estar uma base de foguetes”

Revista Info

 

Quem nunca ouviu falar da base de lançamento de foguetes em Alcântara? Os mais novos estudam em seus livros de geografia sobre a infraestrutura existente na região metropolitana de São Luis no Maranhão que insere o Brasil na corrida espacial. Os que tem mais idade lembram das inúmeras tentativas frustadas de lançamento de um foguete no Brasil, com o fim trágico de 2003 em que mais de 20 pessoas morreram em um grave acidente.

O sonho de lançamento de um foguete no Brasil vem da ditadura. Época em que o então presidente Jânio Quadros instalou em Alcântara, região de 2018`s de latitude perto da linha do Equador, uma base de foguete considerada “excelente” para os padrões necessários à emissão de um equipamento ao espaço.

Apesar da execêlencia em posicionamento, muitos outros fatores fazem de um local um importante centro de lançamento de foguetes. Tecnologia de ponta, profissionais altamente gabaritados e principalmente diplomacia política. Sob administração do PT, o governo federal fez acordo com a Ucrânia em um projeto ousado,  nomeado de Alcantara Cyclone Space.

O foguete era pra ter sido enviado em 2011. Era para ter-se transferido muita tecnologia ao Brasil. Foram gastos mais de 500 milhões de reais, valor que supera os limites financeiros estabelecidos. Hoje, resta-se a promessa de lançamento de um foguete em 2015 e mais de 1000 funcionários mandados embora por falta de pagamento.

A reportagem da Revista Info bem mais parece um conto com final triste. Uma história bem contada, em que quase não há entrevistados. Pouca gente quer discorrer sobre Alcântara ou mesmo apostar mais uma vez em um lançamento de foguete. A falta de prioridade e vontade pública impede que o Brasil avance verdadeiramente em tecnologia de ponta que agregue ao nosso posicionamento e competitividade internacional.

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU