Mais inteligência no processo de avaliação

Comentário da matéria “Mais inteligência no processo de avaliação”

Jornal Valor Econômico

 

O comunicólogo que opta por trabalhar com novas mídias provavelmente tenha como um dos grandes desafios comprovar o Retorno sob o Investimento (ROI) de seu trabalho.  Há alguns anos, este processo de avaliação ocorria por meio da precificação dos centímetros das publicações. Hoje, este processo tornou-se ultrapassado e aquém de peças de comunicação que prezam muito mais pela interação e transparência na comunicação.

O Jornal Valor Econômica, na ânsia por demonstrar novas vias que auxiliem a “medir” o ROI das mídias sociais, demonstra as experiências das principais agências e empresas do nicho de comunicação e marketing ao inovarem os processos de mensuração.

A Ketchum Estratégia busca padrões globais de mensuração e se associou à International Association for the Measuremente anda Evaluation of Communication (Amec) e criaram o Ketchum Algoritmo, uma metodologia que agrega valor financeiro às ações da empresa. Também há o Ketchum Chat Trax, uma ferramenta capaz de monitorar as conversações nas diversas redes sociais para posteriormente fazer uma análise qualitativa.

Já a agência brasileira CDN criou um modelo de ponderação de dados, batizado de Índice de Qualidade de Exposição na Mídia (Iquem). O indicador sintetiza em notas de 0 a 10 a qualidade da imagem da empresa projetada pelo conteúdo nas diversas mídias. A companhia também criou o Índice de Qualidade de Exposição na Mídia-Valorador (IquemV), que revela o impacto econômico dos investimentos em comunicação.

A Máquina da Notícia utiliza seu Índice de Desempenho na Mídia (IDM) que busca avaliar qual a exposição da empresa nos meios de comunicação. A plataforma é montada segundo a necessidade do cliente, com pesos diferentes para as seguintes variáveis: veículo, presença de capa, jornalista, localização, imagem, nível de destaque e teor. O saldo mede o nível de exposição dos clientes da Agência na mídia.

A Inspress Porter Novelli, por sua vez, trabalha com Indicadores Chave de Desempenho (do termo em inglês Key Performance Indicators, KPIs) para mostrar o retorno dos investimentos em comunicação.

Tantos exemplos nos mostram que não há uma linguagem única para mensuração. Todos estamos aprendendo a recalcular nossos retornos, seja monetariamente ou não. Mas o que podemos perceber é que: ficar fora da rede não traz retorno nenhum.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU