Comentário da matéria “Google, Facebook e Amazon investem para controlar infraestrutura da web”
Jornal Valor Econômico
As gigantes tecnológicas como o Google, Facebook e a Amazon prosperam para aumentar ainda mais o seu monopólio. Isso porque as empresas – já há algum tempo – estão investindo em estruturas físicas para controlar a internet no mundo.
Entre as iniciativas, inclui-se o financiamento da instalação de cabos submarinos e subterrâneos, acordos de longo prazo para alugar a chamada fibra óptica escura – cabos instalados, mas não utilizados – e a construção de redes próprias.
O objetivo de tudo isso é reduzir custos, melhorar o desempenho dos serviços de internet dessas gigantes e garantir que elas terão espaço suficiente para absorver o crescente tráfego de vídeos, fotos, jogos e outros conteúdos gerados pelos seus serviços.
Para se ter ideia, o Google já estendeu o seu alcance na Ásia através de uma malha de cerca de 9.700 quilômetros que ligou seis países. Além de ter fechado acordos de longo prazo para assumir o controle das torres privadas de fibra óptica conectando seus principais centros de dados as 12 maiores centrais de internet dos EUA.
Nesse cenário dominado ainda mais por companhias como o Google, as empresas de telecomunicações estão perdendo o seu poder e podem ficar submetidas a meras construtoras de canais. “As regras estão mudando”, diz Erik Hallberg, gerente da rede central da telefônica sueca TeliaSonera AB que é provedora da rede do Facebook na Europa.
O tráfego online aumentou significamente, principalmente nesse recente período em que os smartphones passaram a atingir usuários de toda renda. Já prevendo o futuro, essas gigantes tecnológicas também investiram – e ainda investem – em infraestrutura para suportar esse aumento no tráfego, e é claro, se expandirem ainda mais. Vale acompanhar também para ver qual será o futuro das empresas de telecomunicações.
Web Cams Sex
Faça um comentário