Criamos uma geração sem foco

Comentário da matéria “Criamos uma geração sem foco”

Revista Exame

 

O título desta matéria remete-se a uma das frases do renomado escritor Daniel Goleman, reconhecido pelo sucesso autoral de “Inteligência Emocional”. No início de 2014, as livrarias passarão a vender uma outra promessa de grande livro do autor. A expectativa é enorme para o lançamento da obra “Foco”.

Com tamanha imersão na internet, a população nunca esteve tão refém da ocupação. Dar uma espiadinha no Facebook, conferir um e-mail, atender um chamado do Whatsapp, jogar o game do momento, entre outras atividades.

Goleman desconfia que tanta conexão influencie negativamente, o que inclui a formação de profissionais que não finalizam seus objetivos e acham isto extremamente normal. Em entrevista à Revista Info, o autor americano afirma que estímulos constantes criaram uma geração sem foco, com dificuldade de desenvolver o raciocínio lógico e criativo. A boa notícia: é possível aprender a se concentrar.

Goleman sugere a finalização das atividades e a extinção de pausas constantes. “Dormir bem ajuda na concentração. Mas o melhor exercício é criar um período em que as interrupções sejam proibidas. Isso significa não ter reuniões, receber ligações, ver e-mails ou ter contato com qualquer outra fonte de distração. Isso pode ser feito antes do trabalho ou durante o expediente, em uma sala de reuniões por pelo menos 10 minutos”.

Descansar, não pensar em nada e prestar atenção a respiração também são dicas de Daniel Goldman. Estas também foram práticas de grandes nomes como Bill Gates quando presidia a Microsoft, nos anos 90. Em períodos que chamavam de “think weeks” (numa tradução livre, “semanas para pensar”), ele passava uma quinzena numa casa no campo para pensar sem interrupções.

Ter foco é também se organizar e ser disciplinado. A antiga regra dos pais “ter horário para tudo, inclusive para descansar” parece ainda válida. Só que agora, o jargão não é direcionado somente para crianças e sim para diversos profissionais que precisam se reencontrar no equilíbrio.

Estou ansioso pelo livro e por ouvir mais opiniões sobre este tema. O que você tem a me falar?

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU