Balões do Google podem levar internet à Amazônia

Comentário da matéria “Balões do Google podem levar internet à Amazônia”

Jornal Valor Econômico

 

O Brasil ainda sonha em ser um país com alta conectividade demográfica. Isto significa que tem muitas regiões em nosso território que não conseguem ter acesso ao sinal da internet. Instalar fios e infraestrutura física faz parte do grande desafio que é expandir a rede para toda a população.

Neste sentido, o Google ousa e inova ao propor projeto piloto para a região oeste do Pará. O “Loon” pretende colocar na estratosfera, a 20 mil metros do solo, uma série de balões em que estarão instalados roteadores sem fio da mais alta qualidade. Esta tecnologia permite acesso à internet com uma velocidade similar ou até maior à da rede 3G atual.

Projeto inovador, que além de eficiente em seu objetivo, poupa grandes impactos ambientais. Neste sentido, o governo federal trabalha com políticas públicas que estimulem a iniciativa privada e as universidades a pensarem em novas soluções, que sejam criativas e comprometidas com a expansão das linhas de internet de maneira sustentável.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Fapesp, no dia 19 de dezembro, assinaram acordo de cooperação científica e tecnológica, em que apresentam o valor de R$ 100 milhões para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam com o desenvolvimento da internet no Brasil.

Voltado a pequenos e médios empresários, os editais serão uma ótima oportunidade para talentosos profissionais de todo o Brasil. E atenção, os editais, que serão elaborados pela Fapesp e pelo CGI, estarão disponíveis no fim de fevereiro. Juntos podemos apoiar a popularização da internet e contribuir para criar soluções locais, que estimulem o empreendedorismo e a inovação “made in Brasil”.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU