Como criar defensores de sua marca no Facebook

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Revista HSM

 

A rede social Facebook se tornou uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas, e indispensável quando o assunto é envolver as marcas com os consumidores e melhorar a maneira como as companhias são vistas.

Com o objetivo de entender quais são os tipos de conteúdo vinculado no Facebook que mais geram envolvimento dos consumidores com as companhias, a Revista HSM analisou mais de mil posts de 98 marcas globais. Foram descoberta oito maneiras pelas quais os gestores de marca podem aumentar o número de curtidas que um post recebe. Confira os resultados:

  • Expresse-se com fotos: uma foto sempre conta uma história, ela consegue comunicar de forma rápida e fácil;
  • Seja atual: Esteja em sintonia com o mundo. Mensagens atuais também podem, ou não, conter uma dica da marca sobre o produto;
  • Não hesite em ser abusado: promova a marca e seus produtos. Quando os consumidores visitam a página da marca, mensagens promocionais são esperadas;
  • Compartilhe o reconhecimento: ao compartilhar histórias de sucesso, conquistas, prêmios e elogios em post, os consumidores podem acenar com sua aprovação enquanto também se deleitam com a glória de uma marca com a qual de identificam;
  • Eduque os fãs: crie valor informativo. Marcas que geram ou passam adiante informações pelos posts também estimulou alto número de curtidas;
  • Humanize a marca: fãs curtem mensagens que pintam a marca como um objeto vivo e expressam emoções humanas. Compartilhe post que contêm emoções;
  • Humor é o melhor remédio social: as pessoas gostam de rir, coisas engraças são apreciadas.
  • Peça para ser “curtido”: é simples assim, se você pedir diretamente para ser curtido no Facebook, tende a receber mais curtidas. Mas cuidados com os exageros.

A pesquisa também identificou cinco tipos de posts que recebem menos curtidas:

  • As mais longas: quanto mais comprido a mensagem publicada, menos provável é que sejam curtidas;
  • Mensagens relativas a eventos: compartilhar informações de eventos por meio de posts pode reduzir significamente o número de curtidas;
  • Afiliação a causas sociais: não assuma que os consumidores se importam com as mesmas causas que você. Essas mensagens podem ser percebidas como uma lição de moral forçada;
  • Convite para concursos: concursos é uma técnica popular de promoção de vendas. Dependendo do conteúdo informativo, essas mensagens podem ser lidas e ter influência mesmo sem resultar em muitas curtidas;
  • Ofertas. A gente passa, obrigado: esse tipo de post são os que recebem menos curtidas entre todos os atributos mensurados acima. Essas mensagens podem ser cupons com códigos eletrônicos, ofertas coordenadas ou descontos por um período.

Gostou das dicas? Agora é colocá-las em prática para que a sua marca tenha mais sucesso no mercado, e é claro, na rede social. Boa sorte!

 

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1 comentário

  1. O comportamento de compra mudou. Hoje os consumidores buscam informações sobre os produtos e serviços antes da decisão,e encontrar recomendações de quem já é cliente sem dúvida é ponto determinante para escolher entre uma marca e outra.
    Cabe as empresas aproveitarem essa oportunidade e estimularem seus clientes a falarem da sua marca, através de ações de Advocate Marketing, como a criação de programas de defensores de marca.

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