Ódio.com

Comentário da matéria “Ódio.com”

Revista Info

 

Talvez o título desta matéria lhe assustou, mas provavelmente a imensidão de comentários ofensivos nas redes sociais nem lhe incomode mais. A Revista Info aprofundou o assunto: por que as pessoas têm manifestações violentas tão frequentes enquanto estão on-line?

“Nos últimos anos, com o aumento da audiência e do número de comentários, há certa exaltação. O nível das discussões tem piorado. As pessoas usam um tom acima do necessário para chamar a atenção”, afirma Rodrigo Flores, diretor de conteúdos do portal UOL, o maior em audiência da internet brasileira.

A partir de entrevistas, o que se deduz é que as pessoas se comportam diferente quando estão conectados. “Os que ofendem podem ser pessoas normais na vida real, que seguem as regras por medo da punição. Mas na internet, por não haver castigo, esta mesma pessoa passa agir por impulso”, diz Luciene Tognetta, doutora em psicologia e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unicamp.

Enquanto as leis da internet ainda não totalmente estabelecidas e colocadas em práticas, os sites tentam se proteger. Os maiores jornais restringem os comentários aos assinantes, obrigam o cadastro prévio e até mesmo estão dispostos a analisarem cada um dos comentários, através de regras claras sobre a moderação.

O Facebook, maior rede social do planeta, investe cada vez mais para inibir os casos de bullying e principalmente conteúdo pornográfico. A empresa investe em soluções de moderação que vão desde tecnologia avançada para o reconhecimento automático de conteúdo ofensivo até a análise feita por equipes de profissionais especializados.

A violência sempre amedronta. Ainda mais na internet, em que as coisas podem multiplicar-se tão facilmente. “O agressor usa a internet para dar vazão a um lado da personalidade que não é mostrado na vida real. Isso se agrava quando ele encontra pares que pensam da mesma forma”, afirma Luciano Ruffo, psicóloga do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP.

O comportamento do internauta rege o bom conteúdo da rede mundial de computadores. Medidas urgentes devem ser tomadas para recuperar comportamentos mais pacíficos  quando se está on-line. A educação sempre é o melhor caminho. Até por que a distância do bullying à processos judiciais é muito curta e estremecida.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU