Comentário da matéria “Com o fraco mercado de PCs, Lenovo vai atrás dos celulares”
Jornal Valor Econômico
A maior líder do mercado de PCs no mundo, a chinesa Lenovo, aproveitou sua estratégia de sucesso na divisão de computadores, e já começou a aplicá-la no seu novo desafio: se tornar uma das líderes no mercado de smartphones.
Segundo a Lenovo, a sua estratégia é “proteger a atacar’. Isso significa proteger os lucros nos mercados onde tem grande participação e margens de lucro altas – como na China, onde ela gera mais de 80% da sua receita com PCs e é considerada a segunda maior fabricante de smartphones, atrás da Samsung; – e no setor de PCs comerciais para escritórios nos Estados Unidos. Os ganhos nesses lugares ajudam a financiar a expansão em mercados emergentes na Ásia e América Latina.
Os números confirmam que essa estratégia tem dado certo. No mês passado, a Lenovo informou que seu lucro no trimestre até março saltou 90% em relação ao ano anterior. A receita subiu 8%. E sua fatia do mercado mundial de PCs cresceu de 13,2% em comparação há um ano antes, para 15,3% nesse trimestre.
De olho nos consumidores que se satisfazem cada vez mais com os tablets e smartphones, a Lenovo entra com tudo na disputa por esse mercado. Não será uma tarefa fácil chegar ao patamar que os gigantes Apple e Samsung alcançaram, mas a empresa chinesa tem consciência desse desafio. Enxergar novas diretrizes e possibilidades são algumas ações importantes para quem possui um negócio. É preciso arriscar, tentar novos caminhos. Mas lembre-se: ter cautela também é essencial.
Faça um comentário