As boas idéias não são só dos superdotado

Comentário da matéria “As boas idéias não são só dos superdotados”

Jornal Valor Econômico

 

O Jornal Valor Econômico nos apresenta os pontos principais de uma nova metodologia de incentivo à inovação nas organizações. A adaptação de “Inside the Box: A Proven System of Creativity for Breakthrough Results”, recém lançado pela Simon & Schuster.

O propósito é partir de soluções já existentes e aplicá-las nos problemas, a fim de provocar a inovação. São citadas cinco técnicas principais que força a pensar “dentro da caixa” para depois colher frutos inovadores.

1)      Subtração: Retirar elementos aparentemente essenciais. Exemplo: elimine a moldura de um par de óculos e aí teremos a lente de contatos.

2)      Unificação de tarefas: unir funções não relacionadas. Exemplo: as alças da mochila têm um formato que pressiona os ombros em pontos de shiatsu estrategicamente localizados, proporcionando sensação de massagem.

3)      Multiplicação: copiar um componente e modificá-lo. Exemplo: as lâminas duplas de barbear proporcionam um barbear mais rente, pois a primeira lâmina puxa o fio de barba, e antes que esta se retraia, a segunda lâmina corta.

4)      Divisão: separar os componentes de um produto ou serviço e reorganizá-los de outra maneira mais eficiente. Exemplo: Imprimir o cartão de embarque em casa facilitando os processos para o check-in.

5)      Codependência de atributos: modificar os atributos de um produto em resposta a mudanças em outro atributo ou no ambiente. Exemplo: Limpador de para-brisa que acelera quando a chuva aumenta

Talvez, a metodologia Inside the Box beire a simplificação total do que é inovação. Não há receita pronta para efetivamente termos a inovação no cotidiano das empresas, seja em lançamento de produtos ou na implantação de novos processos. Porém, é interessante analisarmos que a inovação não é algo de outro planeta. Entender os cases de sucesso pode nos estimular a enxergar sobre outros pontos de vista e definir uma nova fórmula para algo conhecido, garantindo mais resultados.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU