O Brasil na onda das smart grids

Comentário da matéria “O Brasil na onda das smart grids

Revista Exame

 

Uma tecnologia – já utilizada na Europa- que possui o poder de mudar de maneira radical a forma como cada um de nós lida com a energia que consumimos começa a se aventurar no território brasileiro. São as chamadas smart grids ou redes inteligentes de energia elétrica.

Com o uso das smart grids, medidores inteligentes e outros aparelhos tecnológicos, formam uma rede elétrica automatizada e um sistema robusto de transmissão de dados, capaz de monitorar o consumo de cada cliente em tempo real. A AES Eletropaulo, maior concessionária de energia do Brasil com 6,5 milhões de consumidores, oficializa o uso dessas redes no país com um projeto de 71 milhões de reais nos próximos três anos, que tem como objetivo reunir até 2015 todos os 60 000 clientes de Barueri, cidade vizinha à capital paulista com 250 000 habitantes, para testar o uso dos medidores inteligentes e, posteriormente, expandi-lo para toda a sua área de concessão.

Veja algumas vantagens das smart grids que a revista Exame cita em sua matéria:

  • As empresas detectam falhas na transmissão de energia em tempo real e realizam de maneira remota grande parte dos consertos na rede;
  • Facilidade pela detecção de fraudes, o que melhora a qualidade do serviço e as perdas comerciais são reduzidas;
  • Clientes podem gerenciar diariamente o consumo de energia e usá-la quando a tarifa cobrada for mais baixa;
  • É possível usar a própria moradia para gerar energia com painéis fotovoltaicos e converter o excedente produzido em descontos na conta de luz.

Os problemas ambientais crescem a cada ano e ainda há poucos projetos sustentáveis no mundo em comparação ao tamanho dos problemas causados ao meio ambiente. Além de todos os benefícios citados sobre as smart grids, essa tecnologia também se apresenta como uma solução inteligente capaz de conscientizar as pessoas sobre o uso da energia que consomem. O que resta, é torcer para que esse projeto tenha sucesso e futuramente, esteja em grande parte do nosso país.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU