Tecnologia fecha vagas nos escritórios e reduz salário

Comentário da matéria “Tecnologia fecha vagas nos escritórios e reduz salários”

Jornal Valor Econômico

 

Os Estados Unidos perderam quase dois milhões de funcionários de escritórios ou que ocupavam funções burocráticas como contadores, caixas, secretários de arquivo e digitadores. A crise no país contribuiu para essa queda, mas, agora foi mencionado outro “culpado”: as novas tecnologias.

A taxa de desemprego dos EUA chegou a 7,7% e a renda média das famílias americanas caiu 5,6% desde junho de 2009. Para entender melhor, o Jornal Valor Econômico apresentou como exemplo os caixas de estabelecimentos comerciais. Os sistemas de compras pela internet e de caixas self-service são indicações que ocasionaram a queda desses trabalhadores.

Estamos vendo um crescimento no número de empregos que exigem interações complexas e personalizadas – como auxiliares de enfermagem domiciliares – e declínios contínuos nas áreas de serviços rotineiros de produção e transação que podem ser programados e automatizados”, diz Susan Lund, coautora de um relatório do McKinsey Global Institute sobre o futuro do trabalho.

Será mesmo que as novas tecnologias da computação eliminam algumas ocupações? Ou, na contramão da evolução do mercado, as pessoas não estão adaptadas para as novas exigências? Mais do que um título de curso superior, é preciso acompanhar as tendências, em que a tecnologia sempre é onipresente. Atribuições do governo junto às empresas, universidades, entidades de classe para formar um cidadão mais capacitado digitalmente e com competências multidisplinares desenvolvidas.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU