Era digital muda conceito de sucesso literário

Comentário da matéria “Era digital muda conceito de sucesso literário”

Jornal Valor Econômico

 

Por muito tempo as editoras ignoravam autores independentes, mas essa questão tem mudado a cada dia. Hugh Howey é uma das figuras que tem ajudado isso a acontecer: ele recusou centenas de propostas de diversos agentes literários para vender os direitos de seu livro “Wool” para as versões impressas e digitais.

Através da plataforma de autopublicação da Amazon, cerca de 50.000 versões eletrônicas do Wool são vendidas por mês, propiciando que Howey receba 70% dos direitos autorais. O livro é considerado um dos best-sellers de ficção científica, com 12.500 avaliações, venda de direitos para o cinema e cerca de 2.200 resenhas no Goodreads – site de mídia social para leitores ávidos.

Howey contribuiu para gerar uma grande mudança no equilíbrio do poder em favor dos escritores de livros no novo panorama da publicação digital. Assim, autores independentes ganham mais visibilidade e já são detentores de uma grande parte das vendas de livros on-line.

Aqui, além de discutirmos o importante papel da tecnologia e da internet para democratização dos acessos aos meios de comunicação, cabe a reflexão sobre o exercício da leitura para quem está conectado. O antigo receio de que o hábito de ler seria menosprezado pela internet não pode ser generalizado, justamente por que muitas vezes é no ambiente virtual que acontecem momentos significativos de leitura. 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU